5 cuidados com a pele no frio

5 cuidados com a pele no frio

Já percebeu como a pele fica ressecada durante o período de baixas temperaturas? Isso acontece porque o frio, bem como o ar seco desta época, fazem as células da cútis encolherem.

Nesse sentido, a hidratação é prejudicada e a nossa pele fica áspera, ressecada, descamando e, muitas vezes, até avermelhada. Para quem tem a pele oleosa, o período pode aparentar vantajoso, já que a oleosidade parece sob controle, mas é fundamental ter alguns cuidados também.

Pensando nisso, a gente trouxe este post para mostrar os cuidados com a pele no frio que você precisa inserir na rotina de skincare. Assim, dá para atravessar a época mais tranquilamente. Vamos nessa?

1. Evite banhos muito quentes

A nossa pele tem uma oleosidade natural e os banhos quentes não são nada bons para ela. Bem como os cabelos, a temperatura alta da água acaba ressecando a cútis. Entretanto, a gente sabe como é difícil tomar banho no frio, principalmente se for gelado.

Por isso, a nossa dica é tomar banhos mornos ou em temperatura ambiente. Assim, você não passa tanto perrengue com a água gelada e ainda protege a sua pele. Mas se o banho muito quente continuar sendo a melhor alternativa, aqui vai outra recomendação: seja breve.

Banhos quentes e demorados nem pensar! Veja bem, se o frio já resseca a pele naturalmente, imagine depois de um banho com água em alta temperatura, responsável por remover a camada protetora da pele?

2. Faça esfoliações

Ora, se a pele fica mais ressecada durante o período de baixas temperaturas, por qual motivo esfoliar? Simples! Esse processo elimina as células mortas e ajuda na renovação da pele.

Além disso, a esfoliação é uma alternativa interessante para deixar a pele mais hidratada. Contudo, nada de exageros! Como tudo o que em excesso faz mal, esse procedimento também não deve ser feito com frequência, dado que a cútis fica mais sensibilizada.

Portanto, o ideal é esfoliar o rosto, no máximo, duas vezes na semana. E, obviamente, aliando sempre ao uso de hidratantes faciais. Esse método é excelente, inclusive, para quem sofre com a pele oleosa, pois ajuda a controlar a oleosidade.

3. Não esqueça de beber água

Beber água é sempre interessante, né? Todavia, muita gente ainda acredita que fazer isso no verão é mais importante que no inverno. A verdade é que se hidratar é fundamental em qualquer época do ano.

Durante o período de baixas temperaturas, é indispensável porque o líquido colabora com o bom funcionamento do organismo e garante que a pele seja hidratada de dentro para fora.

Nesse sentido, beber água é um dos principais cuidados com a pele no frio, dado que contribui para que ela não fique com aquele aspecto áspero e ressecado que tanto queremos evitar.

4. Hidrate a pele toda, além do rosto

Não é só a pele do rosto que sofre no frio, né? As mãos, pés, cotovelos, joelhos e, até mesmo, os lábios suportam o problema. Dessa maneira, é muito importante dar uma atençãozinha ao corpo todo na hora da hidratação.

Óleos corporais e loções hidratantes são ótimas opções para isso. Aliás, é interessante usar esses produtos logo após o banho, porque nesse momento os poros estão abertos, então a absorção fica mais fácil.

5. Use protetor solar

Por último, mas não menos importante, use protetor solar! Independentemente se está fazendo frio ou não, os raios ultravioleta do sol continuam sendo emitidos durante todo o dia. Por isso, o filtro deve permanecer sendo utilizado normalmente.

Embora não esteja tão forte quanto em outras épocas do ano, a radiação permanece sendo emitida. Logo, use e abuse do protetor solar no frio também!

Enfim, além desses cuidados com a pele no frio, é importante também investir no consumo de alimentos que ajudam na proteção da cútis, como salmão, abacate, laranja, batata-doce, beterraba etc.

As responsabilidades com a sua pele não podem parar, nem mesmo quando as temperaturas ficam baixas! Então, não deixe o skincare de lado, ele é muito importante nesse momento.

Gostou deste post? Quais desses cuidados você tem com a sua pele? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × dois =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support