5 problemas causados quando você não usa protetor solar

5 problemas causados quando você não usa protetor solar

Sabia que existem pessoas contra o uso de protetor solar? É isso mesmo! Embora a maioria saiba que a utilização do produto é importante, muita gente prefere se expor ao sol sem os devidos cuidados.

Seja por defender o meio ambiente e preferir produtos naturais ou apenas por escolha, a questão é que essas pessoas não levam em consideração os riscos de não usar protetor solar. Por mais que a exposição ao sol tenha benefícios, eles dificilmente serão usufruídos sem o uso do filtro.

Aliás, algumas pessoas tendem a acreditar que o protetor impede a ação do sol na produção da vitamina D e evitam o produto por este motivo. Contudo, esse é um pensamento bastante equivocado, uma vez que o filtro solar serve, justamente, para que você consiga se expor e desfrutar ainda mais dessas vantagens.

Para que você entenda melhor as razões pelas quais o uso de protetor solar é tão necessário, trouxemos este post com 5 problemas que podem acontecer quando o filtro não é utilizado. Confira!

1. Manchas na pele

Quando você se recusa a usar protetor, sua pele está sujeita ao aparecimento de manchas. Explicando melhor: os melanócitos são células que promovem a produção de melanina, certo? Então, quanto maior a exposição ao sol, mais esse pigmento é fabricado dentro da gente.

Inicialmente, parece uma boa ideia para garantir um bronzeado, não é mesmo? Mas acontece que se expor dessa maneira, sem a devida proteção solar, pode ser bastante prejudicial. Isso porque, em vez de ficar bronzeada, a pele vai ficar cheia de manchas. E você não quer isso, né?

2. Queimaduras de sol

Nada pior do que ir à praia para curtir e se bronzear, mas voltar com queimaduras de sol, não é verdade? Elas doem e incomodam ao ponto de fazerem as roupas mais confortáveis e folgadas serem uma completa tortura.

As queimaduras solares além de causarem um grande transtorno, também não são nada belas. Afinal, em vez daquela cor bonita, a pele fica bastante vermelha e, quando isso acontece, a descamação é quase certa. E essa é a consequência da forma mais leve do problema!

Essas queimaduras mais “suaves” são as de primeiro grau. Entretanto, o sol pode fazer um estrago e causar as de segundo e terceiro graus, que provocam inchaço, muita dor e bolhas. Portanto, a proteção solar é indispensável.

3. Envelhecimento precoce

Os raios solares são responsáveis por atrapalhar a regeneração da pele. Nesse sentido, ela perde a elasticidade, ficando flácida muito mais rápido. Dessa maneira, facilita o aparecimento de rugas e envelhece precocemente a cútis.

Então, se você quer continuar com uma pele firme e saudável, abuse do protetor solar! Ele vai evitar que a cútis fique áspera e o seu rosto com aspecto de cansaço e sinais de expressão que envelhecem antes do tempo.

4. Câncer de pele

Embora um dos riscos de não usar protetor solar mais famoso seja o câncer de pele, muita gente ainda se descuida quanto aos cuidados da exposição ao sol. Mas é preciso levar esse perigo mais à sério!

Com a exposição incorreta ao sol, sem o uso de filtro, você está se sujeitando a essa doença tão agressiva e perigosa. São 3 os tipos de cânceres que podem ser provocados pelos raios solares: carcinoma basocelular, carcinoma epidermoide e o melanoma, este último sendo o mais grave.

Alguns sinais que podem indicar o câncer de pele são:

  • manchas (que causam coceira, sangram ou descamam);
  • feridas ou nódulos (que coçam ou crescem aceleradamente);
  • verrugas que mudam de tamanho;
  • sinais ou pintas que crescem ou mudam de cor.

5. Ceratose actínica

Também conhecida como queratose actínica, ela é caracterizada como uma mancha pequena e descamativa que tem grande potencial para evoluir e se transformar em um câncer de pele. Ou seja, é, basicamente, uma lesão pré-cancerígena. Portanto, é fundamental abusar do filtro solar, para evitar que esse problema sequer aconteça.

Enfim, deu para perceber que os riscos de não usar protetor solar são graves, né? Seja pela estética ou pela saúde, o filtro é extremamente necessário! Por isso, utilize exageradamente.

Aliás, aquela frase que afirma “tudo em excesso faz mal”, não se aplica nesse caso. Então, você pode usar o filtro solar de maneira descomedida, pois só vai fazer bem para a sua vida!

Você conhece alguém que não gosta de usar protetor solar? Compartilha este post com essa pessoa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 + doze =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support