6 causas do ressecamento da pele

6 causas do ressecamento da pele

Aspereza, rachaduras, descamação e coceira são alguns dos sinais de que a pele está ressecada. Além de incômodo, é esteticamente desagradável. E ninguém quer passar por isso, né? Contudo, é um problema cuja solução não é tão difícil.

Porém, melhor do que solucionar é saber como prevenir o surgimento desse inconveniente. Por esse motivo, a gente trouxe este conteúdo com 6 causas do ressecamento da pele, para que você consiga descobrir o que pode estar motivando o problema e evitar o aparecimento dele. Vamos lá?

1. Banhos muito quentes

Embora relaxantes, os banhos quentes não são lá muito saudáveis para a pele. Isso porque ela tem uma camada protetora que a deixa mais suave e a água muito quente é responsável por remover essa proteção.

Por isso, se você estiver fugindo de banhos gelados, o ideal é optar pela água morna ou em temperatura ambiente. Assim, não corre o risco de ressecar a pele e ficar com aquele aspecto áspero ou se coçando.

2. Pouca ingestão de água

Uma das causas do ressecamento da pele que muita gente costuma ignorar é a pouca ingestão de água. Não adianta usar hidratantes e óleos corporais se você não bebe água. A hidratação tem que acontecer de dentro para fora.

Nesse sentido, beber pouca água pode provocar ressecamento e descamação da pele, uma vez que ela fica mais áspera e menos elástica. Para evitar o problema, basta ingerir, pelo menos, 2 litros de água diariamente.

3. Má alimentação

Sabia que a falta de uma alimentação balanceada pode ser uma das causas do ressecamento da sua pele? Afinal, frutas e verduras são alimentos importantes tanto para o bom funcionamento do organismo, quanto para a hidratação da cútis.

Isso acontece porque esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais essenciais para a proteção da pele. Logo, existem grandes chances dela não ficar bonita e saudável quando você não os inclui na dieta.

4. Sabonetes inadequados

Alguns sabonetes são inadequados por serem bastante agressivos para a pele. Dessa maneira, acabam removendo sua camada protetora e provocando ressecamento. Portanto, nossa dica é investir em sabonetes hidratantes, como os de glicerina.

Eles são excelentes para peles sensíveis e não ressecam. Depois, você pode aproveitar a pele úmida do banho e passar um bom hidratante, uma vez que nesse momento os poros estão mais abertos e o produto penetra melhor.

5. Mudanças climáticas

As mudanças climáticas também podem ressecar a pele. No inverno, quando a temperatura cai e a umidade do ar diminui, a pele perde um pouco de sua hidratação. Isso, aliado aos banhos quentes para fugir do frio, são a dupla perfeita para o ressecamento.

Mas no verão isso também pode acontecer! O calor faz a gente suar mais, perdendo mais água e, se não nos hidratamos, a pele pode ressecar, ficando irritada e avermelhada.

6. Roupas abafadas

A pele não tem nariz, mas também precisa respirar! Roupas abafadas, como as de elastano e poliéster, impedem que ela transpire. Assim, o uso frequente acaba levando ao ressecamento e aspereza.

Por isso, prefira roupas com tecidos mais leves e que permitam que a pele respire, como as de algodão, por exemplo.

Enfim, as causas do ressecamento da pele vão além dessa lista. Mas esses são alguns bons exemplos que você deve conhecer para encontrar maneiras de evitar esse problema tão incômodo.

Todavia, se você percebeu que mesmo se cuidando direitinho, a pele continua ressecada, é importante consultar um dermatologista para que ele te avalie e descubra o que pode estar acontecendo, a fim de recomendar um tratamento mais acertado.

Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas conheçam as causas do ressecamento da pele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − 9 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support