Amor-próprio: conheça os pilares para melhorar a autoestima e ser mais feliz

Sabia que ter uma baixa autoestima afeta não apenas a forma como você se enxerga, no que diz respeito a beleza, mas também outros aspectos da sua vida? Além da questão estética, esse problema prejudica a confiança, as habilidades de interação, o comportamento no trabalho e até a forma como as pessoas tratam você.

Mas o que significa, exatamente, a autoestima? Ela representa a maneira como você vê a si mesmo. Ou seja, significa o amor-próprio que cada pessoa precisa ter para alcançar um bem-estar que refletirá positivamente em vários setores da vida.

Portanto, é importante que cada indivíduo conheça seus valores, respeitando a si mesmo e aos seus ideais, a fim de garantir uma vivência mais feliz e tranquila. Por esse motivo, neste artigo, mostramos os principais pilares que você deve conhecer e colocar em prática para melhorar a autoestima. Confira!

  • Autoaceitação

Um dos pilares fundamentais é a autoaceitação. Aceitar a si mesmo, entender que algumas coisas não podem ser modificadas e respeitar as suas limitações são o pontapé inicial para conseguir aumentar a autoestima.

O seu corpo é o seu templo, então ser agradável consigo é muito importante. Assim, você precisa estar satisfeito com você, bem como entender que as pessoas são diferentes umas das outras e que está tudo bem.

Se você acha que consegue melhorar em alguns aspectos, pode se esforçar para fazê-lo, claro. Mas jamais se diminua para se adequar ao que as pessoas acham que é o melhor, porque só você é capaz de entender isso.

Desse modo, aceite quem você é, ame o seu jeito, suas cicatrizes e a si mesmo. Esse é o primeiro passo para uma vida mais feliz.

  • Rede de relacionamentos

Ter uma rede de relacionamentos é alcançar uma convivência positiva com todos ao seu redor. Desde amigos e parceiros até familiares, esse vínculo é benéfico tanto para essas pessoas, quanto para você.

Afinal, dispor dessa rede de relacionamentos demonstra que você tem comportamentos assertivos com quem o cerca, seja ajudando sem esperar nada em troca ou simplesmente respeitando quem eles são.

Aliás, isso mostra ainda, a sua importância na vida desses indivíduos. Revela que eles confiam em você e apoiam suas ideias e posicionamentos. Portanto, esse é um pilar necessário para melhorar a autoestima.

  • Autoconfiança

Muitas vezes demonstramos negatividade e descrença em relação a nossa própria capacidade. Por esse motivo, a autoconfiança deve ser trabalhada constantemente, porque uma pessoa confiante é capaz de realizar tudo o que se propuser a fazer.

Confie no seu potencial! Olhe para as suas próprias habilidades de maneira positiva e isso refletirá na sua trajetória. Você vai perceber que os obstáculos serão superados com mais tranquilidade, bem como as suas metas serão alcançadas com maior facilidade.

Pronto, agora você conhece os principais pilares para melhorar a autoestima e ser feliz! Não tente mudar quem você é, tenha uma postura positiva em relação a si mesmo e perceberá a diferença que isso vai fazer em vários aspectos da sua vida, desde os seus comportamentos até a forma como as pessoas tratam você. Invista na autoestima e veja tudo ficar mais bonito ao seu redor.

E você, conhece outros fatores que ajudam a melhorar a autoestima? Deixe o seu comentário!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × três =