Atividade física: veja os 4 melhores exercícios indicados para as mulheres

Praticar atividades físicas é sempre muito importante para a saúde — de qualquer público. Entretanto, no caso das mulheres, além de trazer esses benefícios, ainda promove o bem-estar, uma vez que colabora com a autoestima, bem como na diminuição dos sintomas de TPM e cólicas.

Afinal, durante os exercícios físicos, o corpo libera substâncias como endorfina, serotonina e dopamina, conhecidos como os hormônios da felicidade, porque melhoram o humor e aliviam algumas dores.

Por isso, a prática é fundamental para o público feminino, independentemente do objetivo. Seja para emagrecer, perder barriga, tornear o bumbum, fortalecer as coxas, amenizar os desconfortos do período menstrual ou, simplesmente, para seguir um estilo de vida saudável, os exercícios são essenciais.

Diante de tantas opções de atividades físicas, às vezes, fica difícil entender quais são as melhores. Assim, neste artigo reunimos 4 exercícios para as mulheres, que são simples, podem ser realizados dentro de casa ou ao ar livre e trazem ótimos resultados para o corpo e saúde. Veja a seguir!

1. Agachamento

Esse exercício é o mais recomendado para o público feminino. Isso porque ele trabalha bastante os glúteos, além de fortalecer os músculos inferiores, o abdômen e a lombar. Aliás, é muito bom para a correção da postura também, já que exige uma posição adequada para ser executado.

Então, é importante conhecer a técnica correta para realizar o movimento, pois se o agachamento for praticado da maneira errada, pode ter consequências negativas. Portanto, converse com um profissional de educação física para que ele ajude você.

Ademais, uma vez que o agachamento estimula vários músculos, ele é responsável por queimar muitas calorias. Nesse sentido, o exercício ainda tonifica, deixa as pernas e coxas durinhas e diminui a flacidez. E mais: existem algumas variações dessa atividade que beneficiam, igualmente, outros grupos musculares.

Por isso, o agachamento é um dos exercícios para as mulheres que não poderia faltar de jeito nenhum nessa lista!

2. Prancha

Se você está em busca de uma barriga definida, a prancha é uma atividade muito indicada para isso. Ela ajuda não apenas na definição do abdômen, mas em todo o fortalecimento e resistência do CORE — que são os músculos da região abdominal, pélvica e lombar —, ou seja, um exercício fundamental.

Para realizá-lo, basta que você mantenha o corpo estático e paralelo ao solo durante o tempo que conseguir, usando os cotovelos e pés como apoio. À primeira vista, parece uma técnica simples e, quem não entende, chega a pensar que não traz resultados.

Entretanto, na prática, a prancha é um exercício desafiador. E, uma vez que ela trabalha toda aquela região do CORE, também contribui positivamente no que diz respeito aos glúteos, coxas, tríceps etc.

Essa atividade não tem restrições de idade e condições físicas, podendo ser realizada por qualquer pessoa do gênero feminino. Bem como o agachamento, também apresenta variações: isométrica, lateral, invertida, tri-base, etc. Converse com um profissional para entender as diferenças e saber qual é a melhor para o seu objetivo.

3. Pular corda

Uma atividade física comum, que muitas de nós praticavam na infância. Portanto, é um exercício bem fácil e perfeito para quem está tentando o emagrecimento. Afinal, pular corda promove um gasto calórico intenso!

Sendo assim, é uma maneira interessante de transformar o corpo feminino. Você também pode pesquisar variações para trabalhar músculos diferentes. Ainda, vale ressaltar que não é com qualquer tamanho de corda que o exercício deve ser realizado — vai depender da altura de quem está praticando.

Além disso, pular corda exige muito das articulações e dos pés. Nesse sentido, é fundamental utilizar um tênis com amortecimento para evitar lesões. Uma vez que você está devidamente equipada para realizar o exercício, basta começar: corpo reto e sempre olhando para frente, nunca para o chão.

4. Corrida

Essa é uma atividade física superimportante para a saúde da mulher, porque além dos benefícios para a aparência, ainda contribui no período pré-menstrual e durante a menstruação, porque alivia as dores e desconfortos dessa época.

Aliás, é um exercício vantajoso em vários sentidos! Já que auxilia na digestão, fortalece os músculos da perna, melhora a saúde cardíaca e libera substâncias capazes de promover o bem-estar mental, também é indispensável no combate à depressão.

A corrida é uma atividade interessante para as mulheres que estão em busca da queima de calorias, uma vez que o gasto calórico é enorme, além de auxiliar o metabolismo. Para essa modalidade, entretanto, é necessário que você use um top adequado de sustentação para as mamas, a fim de evitar desconfortos.

Pronto! Agora que você conhece os melhores exercícios para as mulheres, já pode colocar em prática. Vale lembrar que utilizar roupas confortáveis e tênis adequados para essas atividades é imprescindível. No mais, fuja do sedentarismo! Manter o corpo em movimento é excelente para a sua saúde.

E aí, gostou deste conteúdo? Já faz qualquer um desses exercícios? Tem mais algum para acrescentar nessa lista? Deixe o seu comentário!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 1 =