Pele

Benefícios de usar filtro solar mesmo fora da praia

O protetor solar proteja a pele contra o sol, e é necessário usá-lo não na praia, mas na rotina do dia a dia, inclusive nos dias frios, isso porque o sol está sempre presente, mesmo em dia nublados.

O protetor solar deve ser usado no rosto e também no corpo, nas áreas que são expostas ao sol, como mçaos, braços e colo. Muitas pessoas não gostam de passar o protetor solar, porém hoje existem vários tipos como os de spray, aerosol, mousse, pó, gel, loção e creme – basta encontrar o ideal para a sua pele para mantê-la protegida diariamente.

É preciso usar o protetor todos os dias?

Sim, menos à noite. O sol emite três tipos de raios ultravioletas: UVC (que é barrado pela camada de ozônio), UVB (cuja maior incidência se dá entre 10 e 16 horas) e UVA (que tem 95% de toda a radiação UV). E isso acontece mesmo nos dias nublados, já que as nuvens não conseguem filtrar os raios e a chance de queimar a pele no mormaço é igual ou maior do que em um dia de sol. Isso porque, como não sentimos calor, ficamos mais tempo expostos

O que quer dizer o número do protetor? Faz diferença usar um protetor 30 ou 50?

O número é o fator de proteção solar daquele produto, e só diz respeito à proteção referente à radiação UVB. O número indica quantas vezes mais você pode tomar sol sem se queimar, se comparado com a pele sem proteção. Então se a pele leva 5 minutos para se queimar quando desprotegida, com um FPS 10 ela levaria 50 minutos. Com o FPS 30, levaria 150 minutos.

Os novos protetores solares incluem em suas embalagens também o fator de proteção solar para a radiação UVA, então você pode encontrar embalagens que indicam FPS 30/FPUVA 10, por exemplo. A lógica para calcular durante quanto tempo a pele está protegida é a mesma, mas em vez de considerar o tempo que a pele leva para queimar, considera-se o tempo que a pele leva para pigmentar – o que é um processo de proteção da pele contra o envelhecimento.

O tempo que a pele leva para queimar ou pigmentar varia de pessoa para pessoa, de acordo com a cor da pele e a sensibilidade ao sol.

Qual a medida certa para aplicar o protetor?

A medida certa para aplicar e reaplicar após duas horas, após suar muito ou ter contato com a água é uma colher de chá de protetor para o rosto e para o pescoço, uma colher de sopa para o peito e a barriga, uma colher de sopa para as costas, uma colher de sopa para os dois braços e uma colher de sopa para as pernas.

Consequências de não usar protetor solar diariamente

  • Câncer de pele;
  • Eritemas (as queimaduras de sol);
  • Manchas na pele;
  • Fotoenvelhecimento (o envelhecimento precoce da pele);
  • Flacidez;
  • Rugas.

Deixar um comentário

Your email address will not be published.

8 − quatro =

You may also like

Leia Mais