Sem categoria

Como saber seu tipo de pele

Para cuidar da pele de forma correta é importante saber qual é o seu tipo de pele. Às vezes, por não saber qual o nosso tipo de pele acabamos usando produtos que podem causar alguns danos à nossa pele.

Com certeza você já chegou a alguma loja ou site de venda de cosméticos e ficou se perguntando qual é o melhor creme para a sua pele. Não saber qual é o tipo de pele que se tem é uma dúvida bastante comum, mas é importante esclarecer esta questão para ter certeza de que você está usando o cosmético adequado.

Pele normal

A pele normal é naturalmente bem hidratada, pois produz óleo em quantidade adequada, sem ficar muito seca ou oleosa. Este tipo de pele apresenta uma textura saudável e aveludada, com poros pequenos e pouco visíveis, além de ser a que menos desenvolve problemas como espinhas e manchas. Porém, apesar de a pele normal ser ideal, ela também necessita de cuidados para que se mantenha saudável. Para cuidar da pele normal não tem segredo. É necessário limpá-la com sabonetes suaves e não muito agressivos e depois tonificá-la. Pode-se ainda realizar uma esfoliação apenas uma vez por semana. Após isso, deve-se utilizar uma loção hidratante e finalizar com o filtro solar.

Pele seca

A pele seca se caracteriza por descamar e ser fina, esse tipo de pele também apresenta pouca produção sebácea, além de ser opaca e sem brilho. No frio a pele seca costuma apresentar aquela sensação de que está “repuxando”, por isso, merece atenção dobrada

Pele oleosa

A pele oleosa gera uma aparência brilhosa e a pele tende a gerar acne. Este tipo de pele pode mudar devido a fatores como o clima ou a estação. Geralmente na puberdade, o estresse e a exposição de muito calor ou umidade são fatores que pioram a pele oleosa.

Para tratar este tipo de pele é conveniente que não lave seu rosto mais de duas vezes ao dia. Pode usar um gel de limpeza mas o ideal é que não esfolie nem esfregue a pele muito forte. Além disso, evite apertar espinhas e cravos, porque só vai piorar e demorar a secar.

Para este tipo de pele não é necessário utilizar hidratantes em creme: você deve lavar bem seu rosto com um produto adequado para limpar o rosto e secá-lo bem. E sua pele ficar um pouco ressecada, use um gel hidratante, pois eles são livres de óleo.

Pele Mista

Este tipo de pele é é uma mistura de oleosa + seca, zona central (testa, nariz e queixo). Possui oleosidade e cravos, mas as laterais têm falta de sebo.

CUIDADOS BÁSICOS PARA TODAS AS PELES:

Limpar a pele diariamente de duas a três vezes por dia, com o sabonete indicado e água em temperatura ambiente a fria. Passa protetor solar com FPS 30 para o rosto diariamente ao menos três vezes ao dia. Sempre remover a maquiagem antes de dormir. Use somente produtos específicos para o seu tipo de pele. Consulte um dermatologista ao menos a cada seis meses para consultas regulares.

Deixar um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia Mais