Conheça 5 benefícios da água que vão além da hidratação

Você já parou para pensar a razão pela qual beber água é tão importante? Afinal, todo mundo sabe que ingerir o líquido é necessário, mas as vantagens, às vezes, permanecem desconhecidas pelas pessoas.

Nesse sentido, além de promover a hidratação, os benefícios da água são inúmeros, tanto para o cabelo, quanto para a pele, as unhas e a saúde no geral. Por esse motivo, neste artigo listamos 5 consequências positivas que a ingestão do líquido provoca no organismo. Confira!

1. Regula a temperatura do corpo

Quando a temperatura corporal está elevada, o organismo libera o suor, responsável por evitar esse superaquecimento. Entretanto, por causa da transpiração, o corpo acaba perdendo água.

Por isso, ingerir o líquido é fundamental, não apenas para manter a hidratação corporal, mas também para regular a temperatura, uma vez que, quando controlada, ela promove a sensação de ânimo, bem como evita problemas nas articulações, já que a água proporciona lubrificação.

Por exemplo, quando estamos com febre, é recomendado beber bastante água. Isso acontece porque ela vai hidratar o organismo e garantir que a temperatura, aos poucos, se normalize.

2. Ajuda no rejuvenescimento da pele

A hidratação acontece de dentro para fora. Então, não faz sentido você usar milhares de cremes anti-idade, se não bebe a quantidade de água necessária. Aliás, aqui, os agentes se complementam. Logo, a ingestão adequada do líquido, acompanhada dos produtos propícios para o seu tipo de pele, vai auxiliar significativamente no rejuvenescimento da sua cútis.

Afinal de contas, o líquido hidrata as camadas mais profundas da derme, lugares em que a eficiência dos cremes não alcança. Além disso, a água melhora o aspecto da pele do rosto, uma vez que aumenta a elasticidade, reduzindo rugas e linhas de expressão.

Ademais, os benefícios da água ainda são percebidos no que diz respeito aos problemas de pele, como a psoríase, que pode ser combatida por meio da ingestão do líquido.

3. Colabora para o crescimento do cabelo

Para o cabelo crescer forte e saudável, ele precisa de umidade e água. Portanto, os tratamentos capilares não terão o efeito desejado, se você não beber água direito, já que eles cuidam apenas das camadas externas dos seus fios.

A ingestão do líquido conserva a hidratação do couro cabeludo, o que deixa as madeixas mais brilhosas e bonitas, auxilia no crescimento e mantém os fios saudáveis. Nesse sentido, a falta de água no organismo reflete diretamente nos cabelos, que ficam ressecados, quebradiços e sem vida.

4. Facilita a digestão

A água é responsável por ajudar o nosso organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos que ingerimos. Desde frutas, legumes e verduras, até peixes e carnes, todas as substâncias importantes para o bom funcionamento do corpo presentes nessas comidas, serão aproveitadas adequadamente com a ingestão do líquido. Por isso, ele é fundamental para o nosso bem-estar.

Além disso, o líquido aumenta o metabolismo, colaborando para a queima de calorias e, consequentemente, provocando o emagrecimento. Então, caso você tenha alguma meta para perder peso, saiba que a ingestão de água será a sua maior aliada nessa trajetória.

5. Melhora o sistema imunológico

Uma vez que a água colabora para a regulação da temperatura corporal e auxilia na digestão, ela já está ajudando a melhorar o sistema imunológico. Assim, a ingestão do líquido é imprescindível na prevenção de doenças e outros distúrbios de saúde.

Vejamos, a falta de água no organismo pode causar constipação intestinal, enxaqueca, asma, diabetes, colesterol etc. Por isso, não espere sentir sede para beber água. Aliás, quando você sente essa necessidade, significa que o seu corpo já está desidratando, visto que esse é o primeiro sinal do problema.

Viu como esse líquido faz bem para o corpo? Os benefícios da água são incríveis, por isso não esqueça de beber várias vezes ao dia. Para lembrar, você pode encher uma garrafa e mantê-la sempre por perto. Dessa maneira, dá até para saber se já ingeriu a quantidade diária recomendada, 2 litros para as mulheres e 3 litros para os homens.

Gostou deste artigo? Compartilhe nas redes sociais e espalhe a importância de beber água!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 4 =