Conheça 6 vitaminas essenciais para a saúde da mulher

Conheça 6 vitaminas essenciais para a saúde da mulher

Ter uma alimentação equilibrada é muito importante para qualquer ser humano. Afinal, ela é responsável por garantir a absorção de nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Contudo, a saúde das mulheres merece uma atenção especial. Isso porque o público feminino passa por muitas oscilações hormonais, como na TPM e gravidez, por exemplo. Então, dispor de uma dieta balanceada é fundamental para elas.

Aliás, essa alimentação é que vai colaborar para que alguns sintomas sejam amenizados, além de oferecer benefícios para a pele, unhas e cabelos, contribuindo, consideravelmente, com a melhora da autoestima.

Por esse motivo, neste texto listamos 6 vitaminas importantes para a saúde da mulher. Acompanhe e descubra em quais alimentos você pode encontrá-las.

1. Vitamina A

Esse nutriente é responsável pela manutenção da visão, faz bem para a pele, combatendo o envelhecimento e colabora com o sistema imunológico. Nesse sentido, é uma vitamina muito importante para todo mundo.

Entretanto, o público feminino se beneficia dessa substância, na medida em que sua vaidade é favorecida. Isso porque a vitamina A também conserva o colágeno, rejuvenescendo a pele e melhorando o aspecto dela. Pode ser encontrada em alimentos como ovos, cenoura, couve e fígado.

2. Biotina

Também conhecida como vitamina B7, a biotina auxilia o metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. Assim, é um nutriente que ajuda, ainda, na produção de energia do corpo, uma vez que está envolvido na formação do açúcar no sangue.

A ausência de biotina, embora não aconteça com frequência, oferece resultados péssimos para a saúde da mulher, bem como a autoestima. Vejamos: quando o organismo está com escassez desse nutriente, os cabelos e unhas ficam frágeis, estando mais sujeitos à queda e quebra. Algumas dermatites também podem ocorrer.

Você encontra a biotina em alimentos como couve-flor, salmão, banana, abacate, framboesa, carnes de porco etc.

3. Vitaminas do complexo B

São as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12. Esses nutrientes são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Eles são encarregados de auxiliar o metabolismo, transformando os alimentos em energia, além de ajudar o sistema imunológico e proporcionar cabelos, unhas e pele mais saudáveis.

Ademais, são as vitaminas do complexo B que colaboram com a produção de endorfina e serotonina. Isto é, sem essas substâncias, o ser humano seria infeliz e deprimido, já que o trabalho delas é promover a sensação de prazer e bom humor.

Para a mulherada, esses nutrientes são superimportantes porque amenizam os sintomas da TPM, como ansiedade e oscilação do humor, reduzem os enjoos do período gestacional e equilibra os hormônios durante a menopausa.

Peixes, brócolis, abacate, castanha do pará, amêndoas, salmão e amendoim são alguns dos alimentos que você encontra as vitaminas do complexo B.

4. Vitamina C

Dentre as vitaminas importantes para a saúde da mulher, esse nutriente é um dos que não pode ser deixado de lado de maneira alguma. Ele promove o rejuvenescimento da pele, dado que faz parte da fabricação do colágeno.

Além disso, aumenta os anticorpos, fortalece a imunidade, controla a pressão arterial, deixa os ossos mais resistentes, combate problemas de visão etc. Aliás, a deficiência dessa vitamina pode ter consequências sérias, que vão desde problemas capilares e de pele, até dificuldades de cicatrização.

A vitamina C age como um antioxidante. Não é à toa que existem produtos de skincare com essa substância. Geralmente, eles são aplicados no rosto, para manter o viço da pele.

Ao contrário do que pensam, a vitamina C não está presente apenas em frutas cítricas. Alimentos como couve, brócolis, manga, mamão, acerola, pimentão e goiaba também levam esse nutriente em sua composição.

5. Vitamina D

As funções da vitamina D são muitas: fortalecimento dos ossos e músculos, regula o ferro e cálcio do sangue, aumenta a capacidade imunológica e previne vários tipos de câncer. Nesse sentido, é um nutriente fundamental para qualquer dieta.

Todavia, para as mulheres é uma substância que apresenta benefícios como a prevenção de endometriose, Síndrome dos Ovários Policísticos, diabetes gestacional, evita problemas durante e após o parto.

E mais: esse nutriente também previne a infertilidade. Portanto, se você quer gerar um bebê, saiba que a vitamina D é imprescindível. Ela é encontrada em carnes, peixes, ovos, leite, fígado etc.

6. Vitamina E

Bem como a vitamina C, esse nutriente é um antioxidante dos bons. Dessa maneira, ele combate o envelhecimento, evitando o aparecimento de rugas, ao passo que beneficia as unhas e os cabelos.

Da mesma forma que a vitamina D, ela auxilia na questão da fertilidade, pois exerce uma função importante no órgão genital das mulheres. Você encontra a vitamina E em ovos, uvas, amendoins, castanhas, nozes, ameixas etc.

Percebeu como essas vitaminas importantes para a saúde da mulher são necessárias? Por esse motivo, insira cada uma delas em suas refeições. Você pode, ainda, contar com a colaboração de um nutricionista. Dessa maneira, o profissional vai montar uma dieta seguindo as suas necessidades.

E, caso não esteja conseguindo inserir todos os nutrientes essenciais apenas com as comidas, você pode tomar polivitamínicos. Eles apresentam várias vitaminas importantes em sua composição e servem como um complemento para a alimentação.

Gostou deste texto? Compartilhe nas redes sociais! Assim todas as mulheres vão ficar sabendo a importância dessas vitaminas para a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um + sete =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support