Conheça as alterações da menstruação

Conheça as alterações da menstruação

Um ciclo menstrual se inicia quando a menstruação chega e só termina quando a próxima começa, durando de 21 a 35 dias. Isso significa que ele representa uma parte importante na vida das mulheres.

Já o sangue menstrual pode variar os tons, indo desde a cor vermelho escuro, passando pelo marrom, podendo também ser rosado. E isso é comum, dependendo, principalmente, da fase em que a menstruação se encontra.

O que não é normal, entretanto, são algumas alterações da menstruação, uma vez que podem representar desde gravidez, até infecções e doenças como o câncer. Assim, trouxemos este post para que você entenda melhor o que elas simbolizam. Confira!

Menstruação irregular

Lembra quando falamos sobre o ciclo menstrual ter de 21 a 35 dias? A menstruação irregular é aquela que não segue esse caminho, mudando com frequência e chegando com atraso ou cedo demais.

Esse problema pode ser um indicativo de endometriose, síndrome do ovário policístico (SOP) ou hipotireoidismo. Contudo, se você mudou o anticoncepcional, o problema pode estar relacionado a essa troca.

Menstruação excessiva

Também chamada de menorragia ou hipermenorreia, a menstruação em excesso é quando a quantidade de sangue é muito intensa — mais de 80 ml por ciclo — ou duradoura. O problema pode estar relacionado ao desequilíbrio hormonal, uso de DIU ou efeitos de remédios.

Porém, também pode representar situações como mioma uterino, inflamação no colo do útero ou hipotireoidismo, por exemplo. Então, quando notar o problema, é importante consultar um profissional.

Menstruação breve

Enquanto alguns ciclos duram muito, outros duram pouco. Essa menstruação breve pode estar sendo causada por estresse, alterações hormonais, anticoncepcionais, ovário policístico ou, ainda, ser indicativo de menopausa.

Mas como identificar essa alteração na menstruação? Simples! Se antes o seu ciclo durava 5 dias e começou a durar 2, por exemplo, é um indício do problema.

Atraso na menstruação

A puberdade é uma fase de mudanças, por isso, o atraso da menstruação, neste caso, é comum, devido às alterações hormonais. A mesma coisa acontece na menopausa: é normal que aconteça, uma vez que ela representa o início dessa fase.

Contudo, o atraso na menstruação também pode significar diabetes, estresse, SOP, ansiedade, problemas de tireóide ou gravidez.

Pouca menstruação

Bem como o atraso, a menstruação em menor quantidade pode ser um indício de menopausa ou gravidez. Entretanto, quando usamos anticoncepcional, é muito comum que isso aconteça também.

Ainda, a hipomenorreia (outro nome pelo qual é conhecida) pode ser sinal de estresse, ansiedade, exercícios em excesso ou até o efeito colateral de algum medicamento que esteja tomando.

Menstruação dolorosa

Também chamada de dismenorreia, a menstruação que apresenta dor tem várias causas, desde infecções e endometriose até tumores. Por isso, é um problema sério que deve ser avaliado por um profissional, para que ele descubra o motivo.

Viu quantas alterações da menstruação existem? Desde as simples, até as mais graves, o ideal mesmo é que você realize visitas periódicas ao ginecologista, pois ele é o profissional que vai analisar o seu ciclo menstrual e, principalmente, cuidar da saúde íntima.

Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais e ajude outras mulheres a entenderem sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 − cinco =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support