Conheça os benefícios da vitamina E.

Conheça os benefícios da vitamina E.

Quem não sonha em ter uma saúde sempre forte, para máximo bem-estar e ficar longe de doenças? Todo mundo, né?  Por isso, é importante buscar suprir as necessidades de nutrientes e vitaminas para saúde do organismo. Uma das substâncias mais essenciais é a vitamina E.

Para você entender melhor, vamos relacionar benefícios da vitamina E.

O que é a vitamina E?

A vitamina E é formada por um total de oito compostos antioxidantes que se apresentam nos grupos de tocoferóis e tocotrienóis. Por sua vez, esses se dividem em quatro subtipos de estruturas semelhantes, classificadas como alfa, beta, gama e delta.

No caso, tocoferol alfa detém a maior ação antioxidante, que oferece grandes benefícios às pessoas.

Essa vitamina tem a característica de ser lipossolúvel, ou seja, se mistura com gordura. Por isso, deve ser ingerida em conjunto com alimentos que sejam fontes de gorduras saudáveis; tudo para melhorar sua absorção.

Assim, quando a alimentação possui é composta por baixos índices desse tipo de gordura, ocorre uma redução da quantidade de vitamina E no organismo, afetando diversas funções do corpo, como a coagulação do sangue e aspectos do sistema nervoso, entre outros aspectos. 

Quando ocorre a deficiência de absorção da vitamina E, é necessário recorrer a suplementos ricos nessa vitamina, para um bom funcionamento do organismo. 

Para que serve?

Atuando sobre os malefícios provocados pelos radicais livres, o consumo de vitamina E pode retardar/reduzir o envelhecimento celular e ainda fortalecer o sistema de defesa do organismo. Isso resulta em melhor qualidade de vida e disposição, é claro!

Por sua ação antioxidante, essa vitamina atua diretamente nas funções cardíacas reduzindo riscos coronarianos. Minimiza o chamado mau colesterol. E assim, são menores os riscos de entupimentos de artérias e possibilidade de desenvolver arteriosclerose e tromboses.

Exerce efeito, inclusive, na prevenção de doenças graves como o câncer, diabetes, catarata e doença de Parkinson, na estabilidade dos níveis de plaquetas no sangue, entre outras funções de preservação da saúde.

Principais efeitos da vitamina E

A vitamina exerce grande influência no corpo humano, pois suas ações antioxidantes e anti-inflamatórias equilibram taxas de colesterol e de fertilidade por uma intensa atuação na produção de hormônios.

Outros benefícios são: 

  • Reduz sintomas da anemia;
  • Alivia as dores da menstruação;
  • Reduz dores nas articulações originadas da artrite reumatoide;
  • Melhora a memória e concentração em pessoas idosas
  • Previne a aterosclerose entre outras disfunções do corpo;
  • Permite a melhoria da beleza dos cabelos. Com ação intensa sobre os radicais livres, mantém cabelos sempre saudáveis e com muito mais facilidade para ser penteados, além de reduzir a queda dos fios.
Maiores benefícios da vitamina E para praticantes de atividade física

Esta vitamina melhora a cicatrização e contribui para o aumento da resistência física e força muscular, além de melhorar a imunidade do organismo e o funcionamento cerebral. 

Reduz a degeneração macular, que afeta a visão com o passar dos anos. A vitamina E é, portanto, importante fator para manter níveis adequados de visão por mais tempo.

Vitamina E Na pele

Como aumenta a formação de colágeno, a vitamina E atua diretamente na firmeza da pele, com melhora da elasticidade e prevenção do surgimento de rugas. 

Auxilia na hidratação e na aparência, tornando a pele mais bonita e macia, além de proteger dos raios solares e reduzir a chance de câncer de pele ou envelhecimento de maneira precoce.

Alimentos ricos em vitamina E

Para obter todos os benefícios da vitamina E, é fundamental ter uma alimentação saudável, ingerindo alimentos que possam suprir adequadamente essa vitamina no organismo. 

Verduras verdes escuras, cereais integrais, óleos vegetais, amêndoas, abacate, semente de girassol, fígado, gema de ovo e azeite são alimentos ricos gorduras ‘boas’. Por isso, oferecem muita vitamina E. 

Então, você deve cuidar para incluir em sua dieta folhas e grãos para poder contar com os benefícios da substância.

Suplementos ricos em vitamina E

Existem dois tipos de suplementos que podem suprir a carência de vitamina E, que são:

 

  • Vitamina E natural, que possui uma estrutura molecular idêntica aquela presente nos alimentos naturais, sendo de alta absorção pelo organismo. Deve ser ingerida com cuidado e acompanhamento médico para evitar superdosagem de vitamina;

 

  • Vitamina E sintética, totalmente desenvolvida em laboratório, difere daquela vitamina que se obtém dos alimentos, sendo absorvida com menor intensidade.  É a mais indicada pelos médicos, por não correr risco de superdosagem.

 

Suplementos alimentares que recomendamos como cápsulas de vitamina E ou compostos multivitamínicos, caso do Sinelim, são ótimas opções para quem necessita ter melhores níveis de vitamina E absorvidos por seu corpo.

O que achou de saber mais sobre benefícios da vitamina E? Ficou alguma dúvida? Então, não se esqueça de comentar aqui embaixo pra gente poder esclarecer, combinadas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze + dezesseis =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support