Conheça os efeitos da luz azul para a saúde

Conheça os efeitos da luz azul para a saúde

Você já deve ter escutado alguém falar o quão prejudicial é ficar muito tempo na frente de um celular ou computador, não é verdade? Precisamos te dizer uma coisa: essa pessoa estava certa!

Embora exista a luz azul natural, que é benéfica para a saúde, é importante ter atenção redobrada com as tecnologias, pois elas têm muita luz azul artificial, o que não é nem um pouco saudável.

Celulares, televisões, computadores e até a luz da lâmpada são alguns exemplos das iluminações que você deve evitar. Ficou curiosa para descobrir quais são esses efeitos da luz azul? Continue a leitura!

A seguir, mostramos os tipos de luz azul, bem como os efeitos da artificial e de quais maneiras podemos evitar essas consequências nocivas. Confere só!

Descubra os tipos de luz azul

Como dissemos, existem dois tipos de luz azul: a natural e a artificial. A primeira é azul turquesa e faz bem para a saúde. Aliás, é até importante, uma vez que a luz do sol, por exemplo, se encaixa nesse tipo — e ela é fundamental para o nosso organismo.

Já a segunda é azul violeta e os efeitos para a saúde não são bons. Encontrada na maioria das tecnologias digitais, a longa exposição a essa luz precisa ser evitada, porque prejudica até mesmo a qualidade de vida das pessoas.

Veja os efeitos da luz azul artificial

  • Afeta o sono

A melatonina é o hormônio responsável pelo sono. Nesse sentido, a exposição a essas luzes artificiais atrapalha a produção dessa substância. Logo, quando você se deita na cama mexendo no celular, por exemplo, as chances de sofrer com insônia são maiores.

E mais: se você fizer disso um hábito, vai acabar desregulando todo o seu relógio biológico e, no final das contas, a sua qualidade de vida, bem como o rendimento no trabalho, serão prejudicados.

  • Envelhece a pele

Os radicais livres são moléculas produzidas pelas células durante a queima de oxigênio, portanto, são normais. O problema acontece quando eles são fabricados em excesso, pois são oxidativos. E um dos efeitos da luz azul é estimular essa produção intensa.

Dessa maneira, os radicais livres em abundância acabam degradando o colágeno que dá sustentação à nossa pele. Então, começamos a perceber os sinais de envelhecimento: rugas, linhas de expressão, olheiras etc.

  • Provoca ressecamento da retina

Com o tempo, o uso indiscriminado de tecnologias digitais pode causar sérios problemas de saúde. Entre eles, o ressecamento da retina, uma vez que a luz azul artificial causa degeneração da mácula — região central da retina, que nos possibilita enxergar detalhes.

Você já percebeu que os olhos ficam ardendo depois de um longo período na frente da TV, celular ou computador? São as substâncias tóxicas que essa luz libera agindo. Por isso, depois de um tempo, a vista fica cansada e, muitas vezes, embaçada. Nos casos mais graves, leva à cegueira.

  • Causa distúrbios metabólicos

Se um dos efeitos da luz azul artificial é atrapalhar o sono, consequentemente, o metabolismo será afetado também. Isso porque dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Logo, se você não tem boas noites de sono, desequilibra todo o resto do seu organismo e pode sofrer com distúrbios metabólicos, resultando até em obesidade.

Saiba como prevenir esses problemas

Calma! Não precisa sair vendendo seu celular, computador ou televisão. Para prevenir esses problemas, você só precisa ter controle das suas ações. Confira algumas recomendações, a seguir:

  • reduza o brilho da tela;
  • evite usar essas tecnologias pouco antes de dormir;
  • use o modo noturno dos aparelhos;
  • dê pausas durante o uso;
  • se possível, utilize óculos que bloqueiam a luz azul.

Enfim, as tecnologias digitais são invenções incríveis e que facilitam — e muito — nossas vidas. Todavia, é importante saber dosar esse hábito para que os efeitos da luz azul não comprometam a qualidade de vida ou produtividade.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e faça com que mais pessoas conheçam os efeitos da luz azul!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × quatro =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support