Conheça tudo sobre o cronograma capilar e transforme seus cabelos!

Conheça tudo sobre o cronograma capilar e transforme seus cabelos!

Quem quer ter cabelos bonitos sabe que precisa cuidar bem dos fios. Entretanto, os cuidados vão muito além de lavar com shampoo e condicionador. Afinal, esses produtos não são suficientes para conter os danos, como os causados pelo cloro das piscinas, por exemplo.

É aí que entra o cronograma capilar! Ele é, basicamente, uma rotina de cuidados com os fios, capazes de transformar os cabelos de uma forma que você nunca mais vai querer se livrar desse hábito.

Pensando nisso, neste post mostramos tudo o que você precisa saber sobre esse cronograma: o que ele significa, quais são os seus benefícios e como funcionam as etapas. Acompanhe!

Entenda o que é o cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que você mantém com as suas madeixas. Ele surgiu da necessidade de reparar os estragos causados nos cabelos, seja pelo sol, poluição, água do mar, cloro, ferramentas de calor ou outros fatores.

Dessa maneira, ele é dividido em três etapas — hidratação, nutrição e reconstrução —, que devem ser colocadas em prática alternadamente para que, no final, os cabelos fiquem com um resultado incrível.

Saiba quais são os benefícios

Uma vez que esse tratamento é realizado por etapas, os benefícios são maravilhosos para os cabelos. Isso porque cada momento do processo tem uma finalidade e, quando intercalados, dão uma boa transformada nas madeixas.

Assim, as maiores vantagens do cronograma são:

  • deixar os cabelos brilhosos;
  • diminuir o frizz;
  • restaurar os fios, dando volume;
  • evitar pontas duplas;
  • prevenir a queda etc.

Conheça as etapas do cronograma

Depois de falar tanto sobre as etapas do tratamento, chegou a hora de conhecer o processo. Separado em hidratação, nutrição e reconstrução, o cronograma capilar vai deixar seus cabelos tão lindos que você vai sair indicando ele para todas as suas amigas. Em seguida, saiba mais sobre cada parte do processo.

Hidratação

Essa etapa é a mais conhecida, já que muita gente costuma focar apenas nela. Mas isso tem um motivo! É que a hidratação é responsável por repor a água dos cabelos, deixando os fios brilhosos e com uma maciez espetacular.

Além do mais, essa etapa colabora, ainda, para que você tenha cabelos saudáveis, porque ela repõe não somente a água, mas também os nutrientes que os fios costumam perder com as agressões que sofrem.

Existem alguns ativos bastante interessantes para introduzir na sua rotina de cuidados e dar uma melhorada na sua hidratação, são eles:

  • babosa;
  • D-pantenol;
  • óleo de coco.

Nutrição

Embora a hidratação seja muito importante, as pessoas costumam hidratar as madeixas uma vez na semana e pronto! Acham que os fios, milagrosamente, vão se transformar naqueles cabelos belíssimos das propagandas. Contudo, não é bem assim que funciona.

A nutrição é uma etapa fundamental do cronograma, pois é excelente para combater o ressecamento dos fios. Além disso, reduz o frizz e deixa os cabelos mais fortes. Basicamente, esta parte do tratamento mantém a oleosidade natural dos fios.

Para quem tem cabelos cacheados ou crespos, essa etapa é ótima! Isso porque as madeixas com essas curvaturas são mais ressecadas, porque os cachos dificultam a chegada dos óleos na raiz.

Sendo assim, os ativos que fazem parte da nutrição são óleos — de coco, de argan, de rícino, azeite de oliva, manteiga de karité etc. E mais! Essa etapa pode ser realizada de três maneiras:

  • Umectação com óleos: você põe os óleos e deixa agindo nos cabelos por uns 15 minutos;
  • Nutrição com máscara: bem como a hidratação, deixe agir por menos tempo, cerca de 5 minutinhos, ali no banho mesmo;
  • Umectação noturna: neste caso, você coloca o óleo nos fios antes de dormir e só lava as madeixas depois que acordar no dia seguinte.

Reconstrução

Sabe quando os cabelos passam por tantos processos químicos que ficam bem ralinhos, porosos, quebradiços e sem vida? A reconstrução serve para eliminar esse problema. Isso porque ela é responsável por repor a queratina dos fios, deixando eles fortes e recuperando a textura.

Então, essa etapa, aliada às outras duas, completa a transformação dos cabelos, melhorando a saúde dos fios e fazendo com que eles, finalmente, fiquem com aquela aparência das madeixas que vemos nas propagandas por aí!

Entre os ativos usados para esta parte do tratamento, o colágeno e a queratina são os mais conhecidos. Então, você pode misturar a queratina líquida na sua máscara de hidratação, por exemplo, aumentando a utilidade do produto e fazendo uma hidroreconstrução nos cabelos.

Enfim, deu para perceber como o cronograma capilar faz toda a diferença nos fios, né? Por isso, inclua esse tratamento na sua rotina de cuidados com os cabelos e veja as mudanças acontecerem rapidamente.

Na internet, você consegue encontrar cronogramas prontos, mas o ideal é que você o adapte de acordo com as necessidades do seu cabelo.

Gostou deste post? Ainda tem dúvidas sobre o cronograma capilar? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − seis =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support