Crescimento capilar: descubra o que é mito e o que é verdade

Você deseja ter o cabelão, mas se sente perdida diante de tantas informações? Calma! Alcançar essa meta e desfrutar de madeixas longas, bonitas e hidratadas não é tão difícil quanto aparenta.

Embora a gente saiba que não existe milagre para que os cabelos cresçam bastante, sempre fica aquela dúvida sobre as dicas que recebemos das amigas ou vemos nas redes sociais: será que isso é verdade?

Assim, perante esse cenário de histórias e conselhos mirabolantes, a descrença é completamente normal. Então, antes de tudo, você precisa saber que para conseguir ter os cabelos da Rapunzel a alimentação é a parte mais importante, depois vem os cuidados adequados e o uso dos produtos corretos.

Em razão disso, neste artigo resolvemos mostrar os mitos e verdades do crescimento capilar, para que, dessa maneira, você conquiste as madeixas grandes que tanto deseja. Descubra!

1. Cortar o cabelo na lua crescente estimula o crescimento?

Esse é um enorme mito! Ainda que hajam muitas pessoas para “confirmar” essa história, não passa de uma coincidência. As fases da lua não interferem em absolutamente nada no que diz respeito aos cabelos.

Seja crescimento, volume ou força, as etapas desse satélite não têm qualquer influência nas suas madeixas. Aliás, não existe nenhuma comprovação científica sobre isso. Portanto, se alguém disser que essa é a melhor fase para cortar os fios, não acredite.

2. Aparar as pontas faz crescer mais?

Também é mito. De fato, é importante cortar as pontas dos cabelos, uma vez que isso melhora a aparência e promove aquela sensação de fios hidratados, porque quando você apara, acaba removendo as partes ressecadas e que prejudicam o aspecto das madeixas. Por esse motivo, recomenda-se aparar a cada 3 meses.

Entretanto, cortar as pontinhas não vai fazer o seu cabelo crescer mais. Isso porque o crescimento dos fios acontece no couro cabeludo, então não faz sentido aparar as pontas com esse objetivo.

3. Estresse faz o cabelo cair?

Pura verdade! Quando estamos estressados, nosso corpo permanece em um constante estado de alerta. Nesse sentido, o organismo acaba liberando substâncias que inibem o desenvolvimento e comprometem a circulação. Logo, os fios param de crescer e começam a cair.

Portanto, seja emocional ou físico, o estresse é, realmente, um dos maiores fatores da queda capilar. Para evitar isso, busque maneiras de relaxar e garantir, até mesmo, uma melhor qualidade de vida.

4. Cabelos cacheados e crespos crescem menos?

Além de mito, esse é um pensamento bastante equivocado. Afinal, todos os cabelos crescem da mesma forma, sejam eles lisos, ondulados, cacheados ou crespos. O que transmite essa ideia errada de que determinados tipos capilares se desenvolvem mais do que outros, é o fator encolhimento dos cachos.

Isso quer dizer que os cabelos lisos são retos e, por isso, conseguimos perceber melhor o tamanho. Entretanto, os cabelos cacheados e crespos, ainda que estejam enormes, não aparentam muito, por causa do encolhimento.

Se as suas madeixas têm cachos, você já deve ter reparado que, quando estica uma mecha, ela fica maior. Portanto, independentemente de serem crespos ou cacheados, não se preocupe! Eles crescem tanto quanto qualquer outro tipo de cabelo!

5. Água quente faz mal para os fios?

Essa é uma verdade que deve ser levada em consideração sempre, no que se refere aos cuidados com os cabelos! A água quente faz um mal enorme para os fios, porque abre as cutículas, o que deixa eles ressecados, fragilizados e com frizz.

Além do mais, a temperatura alta deixa as madeixas ainda mais oleosas. Vejamos: os cabelos têm óleos essenciais para proteger os fios. Todavia, quando você lava com água quente, acaba retirando essa oleosidade natural e o seu organismo vai trabalhar para repor, produzindo mais óleos do que antes.

Assim, a água em altas temperaturas é péssima para a saúde dos fios, uma vez que essa oleosidade também impede o crescimento capilar. Ora, o excesso de óleo no couro cabeludo causa caspas e entope os poros das suas madeixas. Um verdadeiro caos! Por isso, use sempre água morna ou fria nas lavagens.

Pronto! Agora que você sabe o que prejudica os cabelos e o que é só invenção, já dá para começar um “Projeto Rapunzel”, não é mesmo? Diante de tantas referências, as vezes fica complicado saber o que, de fato, é benéfico para o crescimento capilar e o que é só papo furado. Mas, conhecendo esses mitos e verdades, ter o cabelão será muito mais tranquilo!

E aí, gostou deste conteúdo? Tem algum mito dessa lista que você acreditou que era verdade durante um tempo? E essas verdades, já conhecia? Deixe o seu comentário!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × três =