Moda & Beleza

Cuidados para combater o envelhecimento da pele aos 40 anos

Por mais que você mantenha cuidados diários, após os 40 sua pele não é mais a mesma. É natural que com o passar dos anos comecem a aparecer rugas, manchas e marcas de expressão. Fatores como a chegada da menopausa e o colágeno e elastina sendo produzidos em menor quantidade contribuem para essas mudanças.

Isso pode ser bem desagradável para a autoestima feminina, no entanto, existe solução! Produtos de qualidade e cuidados especiais podem te ajudar bastante a tomar as devidas medidas com a sua pele. Jamais desanime por pensar que depois de certa idade não adianta mais tratar, muito tempo contrário, é nessa fase que você deve mais atenção ainda ao seu rosto.

Confira algumas dicas de como você pode fazer isso:

Invista em um hidratante

Antes mesmo do filtro solar, é recomendado o uso de um hidratante. A desidratação também envelhece a pele, por isso é fundamental repor a água perdida. Prefira fórmulas com ureia, lactato de amônio ou outro ativo que facilite a penetração do líquido na pele. Se possível, invista em um produto com derivados do silicone, que impermeabilizam a pele, evitando a perda excessiva de água.

Filtro solar por toda a vida

Essa é a dica primordial, já que o Sol, além de ser extremamente nocivo à saúde, também é à pele. O protetor solar, em todas as idades, garante que a pele não será tão prejudicada mais pra frente. Quando chegar aos 40, utilize-o ainda mais: a pele nessa idade está mais sensível, então qualquer excesso pode ser ainda mais prejudicial.

Limpeza da pele

A limpeza é um passo fundamental para cuidar da pele aos 40 anos. Este processo não muda, portanto deve saber que é obrigatório lavar seu rosto duas vezes por dia, de manhã ao acordar e à noite antes de se deitar, para remover a oleosidade natural produzida pelas glândulas sebáceas e evitar que se acumulem no rosto resíduos de maquiagem. Escolha um produto de limpeza facial em gel, de pH neutro e sem aromas.

Esfoliação

Pelo menos uma semana faça uma esfoliação, esta poderá ser uma etapa interessante no combate ao envelhecimento da pele. Este procedimento tem como objetivos eliminar células mortas da superfície da pele, além de facilitar a ação de outros produtos, entre eles o hidratante.

Os esfoliantes para a pele ajudam na estimulação e na renovação celular além de reduzir as manchas, marcas e pontos da pele.

Apenas não é recomendado que sejam realizados métodos caseiros de esfoliação da pele, estes que podem inclusive agredir a pele e gerar até mesmo alergias.

Alimentação adequada

Para ajudar a diminuir os sinais de envelhecimento da pele é muito importante preservar os nutrientes e recuperar aqueles que são perdidos, os alimentos ricos em oxidantes são geralmente os mais indicados estes combatem a ação dos radicais livres que são responsável pelo suposto envelhecimento da pele após certa idade.

Cremes

Use cremes que estimulem a produção de colágeno. Por isso prefira cremes que promovam a renovação celular. Procure um dermatologista e peça indicação. Outra boa opção são os cremes com estrógenos de base vegetal, responsáveis por reequilibrar os níveis hormonais e estimular a produção de colágeno.

Deixar um comentário

Your email address will not be published.

3 × três =

You may also like

Leia Mais