Desenvolvimento da criança: descubra as vitaminas essenciais para a saúde infantil

Você sabe a importância das vitaminas na dieta da criançada? Vejamos, a infância é o período em que os pequenos estão em fase de desenvolvimento. Assim, consumir os alimentos corretos é essencial para o funcionamento adequado do organismo.

Uma vez que cada nutriente exerce uma função importante no corpo dos pequenos, é imprescindível ter essa preocupação com a alimentação da criançada. Afinal, a deficiência de uma única vitamina pode acarretar em consequências realmente sérias para a saúde infantil.

Diante desse cenário, neste artigo mostramos as principais vitaminas que você deve inserir na dieta, para garantir o bom desenvolvimento da criança e evitar que ela tenha problemas tanto agora, quanto no futuro. Acompanhe.

Vitamina A

Esse nutriente é fundamental para o bem-estar da criançada. Isso porque ele é o responsável pela manutenção da visão, além de ajudar na imunização dos pequenos. O consumo na quantidade adequada é essencial para que a criançada não sofra com problemas de vista, como a dificuldade de enxergar em ambientes com pouca iluminação e até mesmo a cegueira.

Ademais, essa vitamina ainda colabora com o desenvolvimento da pele e dos ossos da criançada. Por isso, não deixe de incluí-la na dieta dos pequenos! Ela pode ser encontrada em alimentos como batata doce, queijos, leite, couve etc.

Vitaminas do complexo B

Aqui, trata-se de uma família de vitaminas que abrange 8 nutrientes imprescindíveis para a saúde dos pequenos: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Cada uma exerce uma função necessária para o bom funcionamento do organismo das crianças e, juntas, elas desempenham papéis fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos. Confira:

  • B1: ajuda nas funções motoras da criança. Sua deficiência resulta em problemas de equilíbrio e coordenação;
  • B2: responsável por liberar a energia que existe nos alimentos, colaborando com o metabolismo de proteínas e açúcares. A falta dessa vitamina prejudica a absorção do ferro;
  • B3: auxilia o metabolismo, bem como o sistema nervoso, além da saúde da pele. Sem esse nutriente, dermatites são muito comuns;
  • B5: melhora a imunidade, portanto, a deficiência dessa vitamina reduz a produção de anticorpos, deixando a criança mais suscetível às doenças;
  • B6: esse nutriente é responsável por proteger os neurônios e ajudar na produção de energia para o corpo. Sua falta pode causar confusão mental e convulsões nos pequenos;
  • B7: mais conhecida como biotina, ela ajuda o organismo na absorção dos nutrientes da forma correta. A carência desse nutriente pode resultar no aumento do açúcar no sangue;
  • B9: o famoso ácido fólico, é responsável por prevenir problemas cardíacos, atuar na formação de hemoglobina e prevenção de doenças. A falta dele causa anemia, problemas no crescimento da criançada e fraqueza.
  • B12: atua para o bom funcionamento do sistema imunológico e ajuda a manter o ferro no organismo. A deficiência dessa vitamina causa sérios problemas como baixa imunidade, problemas digestivos e neurológicos.

Os nutrientes do complexo B podem ser encontrados em alimentos como abacate, peixes, castanha, fígado etc.

Vitamina D

Muito conhecida como a vitamina do sol, ela é fundamental para a saúde do cérebro, bem como para o crescimento e desenvolvimento da criança. Afinal, esse nutriente é responsável por auxiliar na metabolização do cálcio, atuando diretamente na saúde dos ossos e dentes dos pequenos.

Embora alguns alimentos tenham essa vitamina, as quantidades que eles apresentam são muito pequenas e não correspondem com as necessidades da criançada. Nesse sentido, você deve expor as crianças aos raios solares nos horários adequados — antes das 10h e após as 16h — para garantir que elas absorvam o nutriente da forma correta.

Isso porque ela é a única vitamina cujo organismo dos pequenos é capaz de produzir sozinho, se receberem a quantidade essencial de luz solar. A ausência dela pode causar raquitismo, problemas de crescimento e asma. Portanto, a dica é levar a criançada para atividades ao ar livre em determinados horários.

Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos como sardinha, leite, ovo, fígado, salmão etc.

Vitamina K

A vitamina K é imprescindível para o processo de coagulação sanguínea. Então, uma vez que as crianças vivem caindo e se machucando por aí enquanto brincam, é essencial inserir alimentos com esse nutriente na dieta dos pequenos.

Sua falta causa problemas de cicatrização de feridas e cortes, por isso é uma vitamina que não pode faltar para a criançada. Pode ser encontrada em alimentos como brócolis, couve, soja, espinafre etc.

Finalmente, não deixe de cuidar da alimentação da criançada! Faça pratos coloridos e saborosos com os alimentos importantes para que eles se interessem e não rejeitem a comida.

Ainda assim, se você encontrar resistência para convencê-los a comer bem, pode conversar com o pediatra sobre o uso de alguma suplementação vitamínica. O Gummy Kids, por exemplo, é oferecido em formato de gominhas coloridas e saborosas que conquistam e garantem o bom desenvolvimento da criança, porque fornece os nutrientes essenciais.

E, então? Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e colabore para que outros pais conheçam as vitaminas essenciais para a criançada!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze + um =