Está com problemas para cuidar da pele oleosa? Saiba o que você pode estar fazendo de errado para não repetir

Está com problemas para cuidar da pele oleosa? Saiba o que você pode estar fazendo de errado para não repetir

Cada tipo de pele exige cuidados diferentes e específicos. No caso das oleosas, a atenção precisa ser redobrada, uma vez que elas estão mais suscetíveis ao aparecimento de espinhas, por exemplo.

Inclusive, por causa dessa característica, muitas pessoas costumam adotar alguns hábitos nocivos na sua rotina de cuidados, acreditando que beneficiará o aspecto da pele. Entretanto, acontece o oposto.

Seguindo por caminhos duvidosos no skincare, a derme acaba sendo prejudicada e a situação termina se agravando. Pensando nisso, neste post mostramos os maiores erros de quem tem a pele oleosa. Acompanhe para nunca mais repetir o deslize!

Características da pele oleosa

A principal característica da pele oleosa é o brilho intenso e aquele aspecto pegajoso, como se a pessoa estivesse sempre suada. E com o bônus do calor, já viu que o cenário fica ainda pior, né?

Além disso, outra particularidade desse tipo de pele são os poros dilatados. Ou seja, eles são mais abertos do que o normal, sendo mais visíveis. Por causa disso, há uma tendência à espinhas e cravos, porque as impurezas penetram mais facilmente na derme. Assim, a pele oleosa demanda um cuidado maior.

Maiores erros cometidos

Com um tipo de pele tão problemático, é comum ter dúvidas sobre a aplicação de produtos. Afinal, há um risco de a situação piorar e ela ficar mais oleosa. No entanto, algumas atitudes são controversas.

Isto é, uma coisa que você não faz por medo, na verdade, serve para ajudar no aspecto da sua derme. A seguir, confira os maiores erros de quem tem a pele oleosa.

Não usar protetor solar facial

Muita gente pensa que o protetor solar facial vai deixar a pele mais oleosa e decide não usar. Porém, esse é um pensamento completamente equivocado. Isso porque ele é um produto que serve para proteger a derme dos raios solares, que são responsáveis por estimular as glândulas sebáceas.

Quando você não utiliza protetor no rosto e se expõe ao sol, está mais sujeita ao aparecimento de espinhas. O seu medo de aumentar a oleosidade, na verdade, tem a ver com a composição do produto. Então, compre um ideal para a sua pele.

Lavar o rosto em excesso

Ter uma pele oleosa parece indicar que o rosto precisa ser constantemente lavado, não é? Contudo, isso é profundamente errado e acaba prejudicando bastante a derme. Aliás, essa ação aumenta a produção de sebo.

Isso acontece porque a nossa pele tem óleos naturais. Quando lavamos em excesso, retiramos todos eles. Dessa maneira, o organismo trabalha para repor e, em vez de ficar com o rosto sequinho, a oleosidade vem triplicada. É o famoso efeito rebote.

Não usar hidratante facial

Todas as peles precisam de hidratação, até mesmo as oleosas. Mas o mesmo receio do protetor solar acontece neste caso. Muitas mulheres, realmente, acreditam que hidratar o rosto vai entupir os poros, deixar a pele mais ensebada e ter espinhas.

Bem como o protetor, o hidratante facial só prejudica a derme quando é um produto qualquer, comprado sem pensar nas particularidades da pele do rosto. Embora a oleosidade pareça ser suficiente para manter a hidratação, não é o que acontece, pois o organismo produz mais óleos quando você não hidrata.

Dormir de maquiagem

Esse é um erro que todo mundo sabe que é nocivo, mas continua fazendo. Tirar a maquiagem deve ser um hábito para as pessoas com qualquer tipo de pele. Todavia, no caso das peles oleosas, é ainda mais importante.

Afinal, uma pele que tem os poros abertos, produz mais sebo e tem tendência a cravos e espinhas, não deve ser negligenciada dessa maneira. Dormir de maquiagem entope os poros e aumenta as chances da acne.

Lavar o rosto com água quente

A água quente pode até ser relaxante para o banho, mas é péssima para a saúde da sua pele! Isso porque ela retira aqueles óleos naturais e causa o efeito rebote, bem como a lavagem em excesso.

Além disso, ela abre ainda mais os poros. Aliás, apenas o vapor já é suficiente para que isso ocorra. Portanto, se certifique de lavar o rosto com água fria ou gelada para fechar os poros e garantir um aspecto bom para a sua pele.

Rotina de cuidados para peles oleosas

Antes de tudo, é fundamental que você entenda que, para cada tipo de pele, existe um cuidado diferente e um produto específico. Nesse sentido, é muito importante visitar um dermatologista. Ele é quem vai avaliar e decidir o que é melhor para o seu rosto. Ainda assim, alguns cuidados básicos que você pode inserir na rotina são:

  • lavar o rosto com produto para pele oleosa;
  • aplicar vitamina C, que é antioxidante;
  • usar protetor solar toque seco ou oil free, ideais para esse tipo de pele;
  • retirar a maquiagem com água micelar;
  • lavar antes de dormir também;
  • hidratar, de preferência com produtos de textura em gel;
  • se alimentar corretamente;
  • beber 2 litros de água todos os dias.

Pronto! Agora que você já sabe os maiores erros de quem tem a pele oleosa, não vai reproduzi-los novamente, não é? Dessa maneira, adotando esses cuidados básicos, a diferença será facilmente percebida.

Além disso, coloque na sua dieta alimentos ricos em vitaminas A, D, E, C e B7, eles são ótimos para a pele e ajudam bastante a melhorar o aspecto dela. De nada vai adiantar tanta dedicação com o seu rosto, se você não cuida do seu corpo de dentro para fora.

Gostou deste post? Quais desses erros você já cometeu? Deixa aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − 16 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support