Está com queda capilar no pós-parto? Confira 4 métodos para combater o problema!

Durante a gestação, o corpo feminino passa por uma alteração hormonal imensa. Afinal, existe uma vida crescendo dentro da mulher. Nesse sentido, ao longo da gravidez, algumas mães percebem uma mudança positiva nas madeixas, que adquirem mais brilho e volume.

Entretanto, cerca de três meses após o parto, essas mulheres identificam uma perda significativa dos fios. Isso acontece porque aqueles hormônios que oscilaram intensamente durante a gestação, estão se normalizando no organismo. Então, nada de pânico!

A queda capilar no pós-parto é uma situação completamente natural, já que devido à alteração dos hormônios, os fios costumam ficar mais fragilizados. Em geral, essa perda das madeixas costuma parar sozinha. No entanto, alguns métodos podem ajudar a combater esse problema. Confira, a seguir, 4 deles.

1. Ter uma alimentação equilibrada

É de conhecimento geral que seguir uma dieta balanceada é excelente para tudo, inclusive para a saúde dos cabelos. Ter uma alimentação equilibrada e diversificada é sempre muito importante, mas nessa fase pós-parto a relevância é ainda maior.

Ora, uma dieta rica em nutrientes garante que a estrutura dos fios seja protegida, o que impede a queda. Dessa forma, o consumo de frutas, legumes e verduras, bem como de seus derivados, como sucos, por exemplo, são fundamentais no combate à perda dos cabelos.

Ah! Não esqueça, também, de beber bastante água, ok? Ela é superimportante para manter tanto o corpo, quanto os cabelos, hidratados e saudáveis. Portanto, associe o líquido com alimentos que apresentam vitamina A e C, ácido fólico, zinco, ferro etc., os mais recomendados para combater a queda capilar no pós-parto.

2. Utilizar produtos capilares adequados

Conhecer os produtos adequados para os cabelos é muito importante, já que o item errado pode agravar a queda dos fios. Por isso, sempre observe a composição dos produtos que pretende aplicar nas madeixas, desde shampoos, até cremes de hidratação.

Aliás, por falar em perda dos fios, é fundamental evitar se submeter aos procedimentos químicos nesse período. Isso porque, na fase pós-parto suas madeixas estão suficientemente fragilizadas e esses processos costumam deixar os cabelos mais quebradiços e suscetíveis à queda.

Além disso, fuja das chapinhas e secadores! O uso frequente desses itens detona os cabelos por causa do calor, que agride os fios deixando-os ainda mais sensíveis e fáceis de cair.

3. Adquirir novos hábitos com os cabelos

Se você está passando pela queda capilar no pós-parto, significa que as suas madeixas estão mais frágeis do que nunca! Por esse motivo, os cuidados precisam ir além dos produtos adequados. Assim, é imprescindível adquirir alguns hábitos com os cabelos, a fim de reduzir a quebra e a queda dos fios.

São atitudes simples e fáceis de inserir na sua rotina de cuidados capilares. Veja, a seguir, as principais:

  • Pentear de baixo para cima: comece pelas pontas, seguindo para o meio do cabelo, e finalmente, a raiz. Isso facilita o processo e evita a quebra, porque diminui os nós dos fios;
  • Não esfregar a toalha: essa ação, além de enfraquecer os cabelos, também provoca frizz, portanto, evite ao máximo. Aliás, é mais saudável para as madeixas se você substituir a toalha por uma camisa de algodão;
  • Evitar prender com muita força: se os cabelos já estão frágeis devido ao pós-parto, amarrá-los com muita força só vai agravar a situação. Uma vez que a atitude, por si só, enfraquece os fios, nessa situação, obviamente, os danos serão maiores.

4. Tomar suplementos vitamínicos

Todo mundo sabe que a vida de uma mãe é bem cansativa, principalmente, quando o bebê ainda é muito novinho. Embora divida as tarefas com o pai, ou qualquer outra pessoa que esteja nessa equação, a exaustão não é menor. Afinal, recém-nascidos precisam de atenção e cuidados triplicados.

Nesse sentido, nem sempre é possível seguir uma dieta balanceada à risca, já que, enquanto o bebê dorme, há uma certa correria para realizar atividades simples, como tomar banho e comer. Logo, muitas vezes a alimentação equilibrada é deixada de lado e substituída por uma comida mais prática e nada saudável.

Dessa maneira, é importante conversar com o médico sobre alternativas para complementar a alimentação e garantir os nutrientes necessários para a saúde do corpo e dos cabelos, como os suplementos vitamínicos.

Algumas opções desses complementos, além de nutritivas são saborosas, como o Gummy Hair, por exemplo, que é oferecido em forma de gomas doces, com uma combinação de vitaminas fundamentais para a redução da queda, aumento do brilho, bem como o crescimento das madeixas.

Enfim, apesar da queda capilar no pós-parto ser uma reação totalmente natural do organismo, seguindo esses métodos é possível combater o problema e amenizar a situação.

Por mais que a vida de mãe seja exaustiva, é importante aproveitar todo o tempinho livre, enquanto o neném descansa, para praticar o autocuidado, já que o estresse também é um fator que contribui para a queda dos cabelos.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras mamães a minimizar o problema da queda dos cabelos no pós-parto!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 2 =