Está precisando desacelerar? Confira 4 dicas para aliviar o estresse

O excesso de responsabilidades e a correria para cumpri-las em um tempo determinado faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Isso acaba sendo desgastante para a mente e resultando no estresse.

A rotina agitada, na vida pessoal ou profissional, provoca uma exaustão que reflete em outros setores da vida. Desde efeitos psicológicos, como ansiedade, mau humor e insônia, até físicos, como dores musculares — devido à tensão —, gastrite, enxaqueca, alergias e queda de cabelo, são implicações desse esgotamento.

Portanto, é indispensável praticar o autocuidado. Por mais movimentada que seja a sua vida, você precisa desacelerar um pouco, tirar um tempo para si mesmo e cuidar da sua saúde. Nesse sentido, a seguir, apresentamos 4 dicas que vão ajudá-la a aliviar o estresse e garantir mais harmonia para os seus dias. Confira!

1. Faça exercícios de respiração

Aquilo que as pessoas dizem sobre respirar fundo para se acalmar é verdade! Assim, quando você sentir que está no meio de uma situação emocionalmente desgastante, faça exercícios de respiração.
Respirar e expirar profundamente tem efeito calmante, colabora para que você consiga colocar seus pensamentos em ordem, diminui a ansiedade e aumenta a concentração.

Dessa forma, quando precisar aliviar o estresse, pense em coisas boas e respire fundo! No mesmo instante, você vai sentir a tensão indo embora e dando lugar à tranquilidade.

2. Pratique atividades físicas

Fazer algum tipo de atividade física traz benefícios tanto para o corpo, quanto para a mente. Uma vez que, durante os exercícios, o organismo libera endorfina — responsável por proporcionar bem-estar —, a ansiedade diminui, bem como as tensões, e o sono é regulado.

Entretanto, se a ideia é praticar atividades físicas a fim de desestressar, de nada adianta fazer uma coisa que não gosta, né? Por esse motivo, busque exercícios com os quais você se identifica e sente prazer em realizar.

Não precisa se limitar a uma academia. Existe um leque de opções de atividades que você pode realizar para aliviar o estresse, algumas até mesmo sem precisar sair de casa. Veja em seguida:

  • ioga;
  • pilates;
  • caminhada em ambientes abertos;
  • passeio de bicicleta;
  • dança;
  • esportes do seu interesse.

3. Adquira um hobby

Ter um hobby costuma nos deixar entusiasmados e concentrados naquilo. Então, nada melhor para desestressar do que adquirir uma boa distração. Seja ler um livro, tocar algum instrumento, cozinhar, praticar um esporte, pintar ou dançar. O importante é driblar o estresse.

Assim, entreter-se com alguma atividade que você gosta ajuda a diminuir a tensão e desviar o foco da situação desgastante pela qual esteja passando. Além disso, desfrutar de um passatempo colabora, ainda, para a sua qualidade de vida.

Mas vale ressaltar: nem pense em transformar essa ocasião em uma obrigação, certo? A partir do momento que uma coisa se torna obrigatória, vira um novo motivador de estresse.

4. Mantenha o sono em dia

Dormir é bom, não é verdade? Quando temos uma boa noite de sono, acordamos bem-humorados e dispostos para enfrentar o dia. Isso porque, enquanto dormimos, o nosso organismo reduz a produção de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, e de adrenalina, responsável por manter o corpo em estado de alerta.

Então, nada melhor para desestressar do que um sono regulado. Do contrário, quando a noite é mal dormida, normalmente, a pessoa acorda indisposta, mal-humorada e estressada devido a privação do sono.

Logo, para dormir bem e manter o sono em dia, é importante evitar usar smartphones e assistir TV pouco antes de ir para a cama, pois o corpo precisa estar relaxado e esses objetos prejudicam o repouso.

Pronto! Agora que você conhece nossas dicas, fica muito mais fácil de aliviar o estresse depois de um dia agitado, não é mesmo? Coloque-as em prática e veja a sua qualidade de vida melhorar, bem como a sua relação com as pessoas.

Afinal de contas, quando estamos estressados, às vezes, mesmo sem querer, descontamos as frustrações em quem está ao nosso redor. Portanto, desestressar é vantajoso para todo mundo.

Sendo assim, deixe as preocupações um pouco de lado e tire um tempo para cuidar de si mesmo. É fundamental estar bem consigo para ter uma vida mais leve e tranquila.

E você? O que faz para aliviar o estresse? Deixe seu comentário!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − dois =