Está sofrendo com as cólicas menstruais? Veja algumas maneiras simples para aliviar os desconfortos

Definitivamente, ser mulher não é tarefa fácil. Afinal, não bastassem os efeitos da TPM, como irritabilidade, fadiga, retenção de líquido, acne e alterações de humor, algumas ainda sofrem com os incômodos das cólicas menstruais.

Vejamos, a menstruação consiste na descamação do endométrio devido à falta de fecundação. Nesse sentido, ocorrem contrações uterinas responsáveis por eliminar esses fragmentos, provocando desconfortos no baixo ventre, conhecidos como cólicas.

Elas atingem cerca de 50% das mulheres ao longo da vida e causam bastante sofrimento. Ora, além de dores — de fraca ou forte intensidade —, muitas vezes elas trazem consigo: ânsias de vômito, diarreia e, até mesmo, tonturas. É como um combo de tragédias.

Esse mal-estar costuma interferir de forma negativa na qualidade de vida de quem sofre com o problema. Contudo, existem algumas maneiras de suavizar as dores da cólica menstrual. Acompanhe este artigo e descubra quais são.

Evitar comidas gordurosas

Nesse período, é importante evitar ao máximo consumir alimentos gordurosos, como batatas fritas e hambúrgueres. Isso porque eles são responsáveis por aumentar a produção do hormônio que estimula as contrações uterinas. Portanto, se você está sofrendo com o desconforto e não toma esse cuidado, a sua cólica tende a piorar.

Além disso, enquanto estiver passando por esse momento, esqueça bebidas como o refrigerante e o café, eles costumam ter os mesmos efeitos negativos que as comidas gordurosas. Por outro lado, você pode abusar da água e dos chás, de gengibre e camomila, uma vez que são capazes de promover a hidratação, bem como o alívio das dores.

Praticar atividades físicas

Por mais estranho que pareça, fazer exercícios físicos ajuda bastante a suavizar as dores da cólica menstrual, pois essas atividades aumentam a produção de endorfina, que causa sensação de prazer e alívio dos desconfortos.

É claro que, estando com dores, você não vai fazer aqueles exercícios de alta intensidade, como o crossfit. Em vez disso, escolha atividades mais tranquilas como andar de bicicleta, uma boa caminhada ou ioga, por exemplo. Dessa maneira, você respeita seus limites e mantém o corpo em movimento.

Fazer compressas quentes

O calor costuma relaxar os músculos, porque ele é vasodilatador. Então, nada melhor para aliviar a cólica do que aplicar uma compressa quentinha no abdômen, não é mesmo?

Você pode comprar uma bolsa térmica específica para isso ou fazer a sua própria compressa em casa. Basta molhar uma toalha ou fralda de pano com água morna e aplicar no local. Fica ao seu critério, o importante é colocar a técnica em ação, porque ela é realmente eficaz.

Exagerar nos alimentos saudáveis

Ter uma alimentação saudável é superimportante para a saúde do corpo e fundamental para suavizar as dores da cólica. Afinal, alguns alimentos são ricos em nutrientes que servem como analgésicos, sendo essenciais para aliviar esses desconfortos.

Portanto, comidas como banana, atum, couve, soja, beterraba e castanha são bastante recomendadas nessas circunstâncias, uma vez que auxiliam como verdadeiros relaxantes musculares.

Enfim, não existem maneiras de prevenir esses incômodos. Eles são naturais e completamente comuns. Todavia, ao menor sinal de desconforto, coloque essas dicas em prática. Dessa forma, você conseguirá suavizar as dores da cólica ainda no início, garantindo que a situação não piore.

Contudo, se as suas dores são muito intensas e realmente insuportáveis, você deve procurar um médico para que ele analise as causas, pois outros fatores podem estar relacionados ao problema.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras mulheres que sofrem com esse problema!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − 8 =