Está tendo dificuldades com o home office? Veja algumas dicas para alcançar o sucesso!

O home office é uma modalidade de trabalho que tem crescido exponencialmente no mercado. Isso porque, nos dias atuais, com a pandemia do COVID-19, cujo isolamento social é imprescindível para combater a propagação do vírus, muitos profissionais precisaram adotar esse método para realizar suas funções.

Embora não precisar enfrentar trânsito e poder realizar suas atividades sem sair de casa possam soar interessantes, o trabalho remoto requer bastante comprometimento do profissional.

Assim, muitas pessoas estão buscando se adaptar a essa modalidade, uma vez que a mínima desorganização pode acabar prejudicando o funcionário, empresa ou até mesmo os resultados do negócio. Nesse sentido, seguir algumas dicas é fundamental para ter sucesso no home office. Confira as principais, a seguir!

Estabeleça uma rotina

Nessa modalidade de trabalho, é muito importante ser disciplinado e a melhor forma de fazer isso é estabelecendo uma rotina. Ora, com horários delimitados para realizar suas funções, fica muito mais fácil cumpri-las, não é?

Por esse motivo, elabore uma agenda com seus horários e tente segui-los à risca. Nela, inclua tudo o que você pretende fazer durante o seu período trabalhando. Ou seja, se deseja começar a trabalhar das 8h às 17h, é interessante agendar as atividades entre esse tempo. E coloque tudo mesmo: horários de almoço, pausas para o lanche, para ir às consultas médicas etc.

Aliás, nada de trabalhar de pijama e deitado na cama! Isso deixa você menos produtivo, acaba demonstrando desleixo e vai dar preguiça, já que o conforto será tanto que você, simplesmente, não conseguirá focar no trabalho a ser feito. Assim, tome um banho e se arrume como se estivesse indo trabalhar fora.

Crie um ambiente adequado

Para ter sucesso no home office, dispor de um local dedicado ao trabalho é fundamental porque ajuda a manter a produtividade. Por isso, procure um ambiente arejado, bem iluminado, silencioso e tranquilo para que você consiga permanecer concentrado.

Ainda, ter uma mesa e cadeira confortáveis também é importante, já que dificilmente conseguimos trabalhar quando estamos incomodados com alguma coisa, principalmente, em relação às dores na coluna.

Além do mais, desfrutar de um bom computador e internet colabora para que o trabalho seja excepcional. Portanto, não enxergue essas sugestões como gastos. Considere como um investimento que, posteriormente, vai gerar resultados positivos.

Entretanto, usufruir de um local adequado para trabalhar não vai adiantar de nada se o profissional for bagunceiro.

Para isso dar certo, é preciso ser organizado, sem deixar os materiais de trabalho espalhados pelo lugar, uma vez que eles podem se perder na bagunça e prejudicá-lo. Então, a arrumação evita futuras dores de cabeça.

Evite as distrações

Dado que o home office significa trabalhar da sua própria casa, é fundamental que você avise aos outros moradores sobre os seus horários de trabalho. Eles precisam estar cientes de que, naquele período, você estará indisponível.

Uma das maiores dificuldades de quem trabalha remotamente é quando as pessoas com quem o profissional mora não entendem que ele está em horário de expediente. Então, para evitar que atrapalhem ou distraiam-no das suas atividades, converse com os residentes da casa. Explique que aquilo é importante para você, que é o seu trabalho.

Aliás, outros grandes obstáculos que comprometem o foco de quem faz o home office são a televisão e o celular. Da TV é até mais fácil se manter distante, afinal, é só desligar e pronto. Contudo, os smartphones são o vício de muita gente. Logo, conseguir ficar longe é complicado.

Por isso, se você acha que manter o celular longe é ruim, desligue a internet ou as notificações. Dessa forma, mesmo estando com ele próximo, as distrações serão evitadas e a sua produtividade não será prejudicada.

Estipule limites

Naquela agenda que você estabeleceu a sua rotina, delimite algumas pausas de 15 minutos a cada 2h30 de trabalho, mais ou menos. Estipule um horário para “largar”, afinal de contas, não é porque você está trabalhando em casa que precisa fazer isso 24h por dia.

Não mergulhe tanto assim nas suas atividades, tenha cuidado para não virar um workaholic (viciado em trabalho). Todo mundo precisa de um tempo para descansar, socializar e cuidar da saúde — física e mental.

Enfim, trabalhar remotamente é incrível quando você sabe o que está fazendo. Por isso, siga essas dicas e você alcançará o sucesso no home office. Basta ser disciplinado e não confundir a flexibilidade do trabalho com tempo livre.

É interessante salientar também que essa modalidade de trabalho pode ser um pouco solitária, já que não há colegas para interagir. Assim, você pode usar essa liberdade para realizar as suas atividades em lugares como bibliotecas e coworkings — que são ambientes destinados aos profissionais que trabalham remotamente, oferecem internet, silêncio, cafés e a chance de aumentar o networking — para minimizar a sensação de solidão.

Gostou dessas dicas? Você já coloca elas em prática ou tem mais alguma para acrescentar? Deixe seu comentário e compartilhe conosco!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete − três =