Não sabe como parar de roer as unhas? Confira 4 dicas que vão ajudar você a largar esse hábito!

Embora não tenham absolutamente nada de especial — cheiro, gosto ou textura —, muita gente tem um hábito nada saudável: roer as unhas. Também conhecida como onicofagia, essa mania é péssima tanto para a estética, quanto para o bem-estar.

Vejamos, se você coloca a mão suja na boca, a fim de roer as unhas, está facilitando a entrada de microrganismos no seu corpo e, ainda, prejudicando os dentes. Além disso, suas mãos ficam com a aparência prejudicada, o que, muitas vezes, reflete na autoestima.

Entretanto, não é um problema sem solução! É possível conseguir parar de roer as unhas seguindo algumas dicas. Acompanhe este artigo e confira quais são elas.

1. Descubra quais situações despertam o hábito

Esse hábito, geralmente, está relacionado a questões de ansiedade. Ou seja, é muito comum que pessoas com esses problemas roam as unhas até que os dedos sangrem. Então, o primeiro passo para controlar a mania é, de fato, buscar ajuda nesse caso.

O ideal é receber acompanhamento psicológico de um profissional. No entanto, você pode começar observando quais momentos e situações do seu dia a dia que despertam esse hábito, deixando a vontade de roer mais aflorada. Mas a terapia continua sendo a melhor solução.

2. Faça as unhas semanalmente

Provavelmente, a maior motivação para que as mulheres controlem a vontade de roer as unhas é mantê-las feitas. Quando vemos nossas mãos com a aparência bonita e unhas saudáveis, fica um pouco mais fácil reprimir esse hábito, não é verdade?

Por esse motivo, tente deixá-las pintadas semanalmente. Invista em esmaltes escuros e coloridos, isso vai colaborar ainda mais com o seu objetivo de parar de roer as unhas. Se quiser, pode apostar em unhas de vidro, por exemplo, que vão deixá-las temporariamente grandes, ao passo que as suas unhas de verdade crescem embaixo.

3. Conserve as unhas lixadas e curtinhas

Enquanto estamos com as unhas roídas, muitas vezes elas acabam ficando com aquela cutícula que prende em roupas e arranha a gente. Assim, conservá-las lixadas é importante, uma vez que a tendência, quando avistamos a pele solta, é roer para arrancar.

Além disso, mantê-las curtinhas é interessante também. Isso porque, quando a unha está um pouquinho grande, a vontade de roer pode ser incontrolável. Então, quando estão curtas, essa mania é controlada, já que não terá o que roer ali. Dessa maneira, a saúde também é preservada, pois isso evita que as unhas acumulem sujeira.

4. Escolha esmaltes amargos

No mercado existem inúmeras opções de esmaltes que apresentam um gosto ruim. Ou seja, quando você colocar a mão na boca, vai desistir da ideia de roer as unhas. Eles costumam ter um sabor extremamente amargo e podem servir como verdadeiros aliados na busca para controlar esse vício.

Embora sua eficácia pareça ser duvidosa, eles podem realmente ajudá-la a parar de roer as unhas. Ora, se todas as vezes que você colocar a mão na boca, acabar desistindo por causa do gosto amargo, quando menos esperar, o hábito não existirá mais.

Entretanto, observe a composição dos produtos antes de comprar. Afinal, você pode ingerir algum composto que tenha alergia, por exemplo. Portanto, sempre avalie as opções e, se possível, converse com um dermatologista, a fim de escolher a melhor alternativa.

Pronto! Agora que você conhece as principais dicas para largar essa mania, vai ser menos penoso parar de roer as unhas. Parece um vício difícil de abandonar, mas quando você é persistente, consegue ter resultados positivos.

E então, gostou deste post? Tem mais alguma dica para controlar a vontade de roer as unhas? Compartilha com a gente aqui nos comentários!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 5 =