Óleo de melaleuca: conheça 5 benefícios para a pele, unhas e cabelos!

Um dos ativos queridinhos do skincare, o óleo de melaleuca tem ganhado bastante popularidade. Isso porque ele é um ingrediente completamente natural e que tem várias propriedades excelentes, não apenas para a pele, mas também para as unhas e cabelos.

Também conhecido como tea tree oil, o óleo dessa planta, de origem australiana, combate bactérias, parasitas, germes, fungos, além de ser anti-inflamatório e antisséptico. Ou seja, mil e uma utilidades!

Por esse motivo, trouxemos este post com 5 benefícios do óleo de melaleuca que você precisa conhecer para incluir na sua rotina de cuidados com os cabelos, unhas, pele e, de modo geral, com a saúde. Acompanhe!

1. Serve como anticaspa

Está passando sufoco para se livrar das caspas? O óleo de melaleuca pode ajudar você! Muitas vezes, os shampoos e tratamentos caros não são suficientes para eliminar a caspa. Portanto, você pode optar por este ativo.

Ele faz uma limpeza no couro cabeludo e previne o ressecamento que leva às temidas caspas. Além disso, quem sofre com esse problema costuma sentir muita coceira e o ingrediente vai ajudar nesse sentido também. Basta colocar algumas gotinhas no seu shampoo e pronto!

2. Trata micoses nas unhas

Esse ingrediente natural é fungicida. Assim, aplicá-lo nas unhas é uma maneira interessante de tratar as micoses. Seja sozinho ou aliado a outro tratamento, o óleo de melaleuca vai colaborar com esses cuidados.

Desse jeito, você garante que as suas unhas fiquem saudáveis! Por isso, a qualquer sinal de problemas desse tipo nas suas garras, aplique o óleo puro diretamente nas suas unhas. Você logo vai perceber a evolução no tratamento.

3. Seca as espinhas

Um dos maiores benefícios do óleo de melaleuca é, justamente, o fato de ser maravilhoso para quem sofre com espinhas. Não é à toa que virou uma tendência entre as pessoas que fazem skincare, né? Isso porque o ingrediente é antisséptico, ou seja, impede que os microrganismos que causam o problema se multipliquem.

Então, quando quiser se livrar daquelas espinhas incômodas, que insistem em permanecer no rosto, lembre-se do óleo de melaleuca! No mercado já existem cosméticos com o tea tree, sendo exclusivos para os cuidados com a pele.

4. Cicatriza feridas

Esse ingrediente tem uma utilidade tão grande que serve, até mesmo, como cicatrizante. Isso acontece porque o óleo ativa os glóbulos brancos, que são responsáveis por cuidar da cicatrização das feridas.

Logo, quando você coloca o ingrediente em uma ferida aberta, ele vai ajudar a fechar e criar aquela casquinha — que não deve ser arrancada, pois isso acaba atrasando a cura do machucado.

5. Elimina o mau hálito

Embora o ingrediente não possa ser ingerido, ele também ajuda a eliminar o mau hálito. É que as suas propriedades antibacterianas e antissépticas são capazes de combater os microrganismos que causam o bafo desagradável.

“Mas como elimina o mau hálito, se não pode ser consumido?”. Simples! Você faz apenas um bochecho. Com uma xícara de água morna, você vai pingar uma gota do óleo e bochechar por alguns segundos. Dessa forma, é possível se livrar do hálito ruim.

Enfim, já deu para perceber que os benefícios do óleo de melaleuca são incríveis, não é mesmo? Entretanto, apesar de ser excelente em várias ocasiões, ele apresenta alguns efeitos colaterais, como irritação e ressecamento da pele, coceiras e queimação.

Por isso, é preciso ser cuidadosa na hora de usar. O ideal é utilizar produtos com o ingrediente na composição ou misturar algumas gotinhas na água, principalmente, se você tiver a pele sensível.

E lembre-se: esse ingrediente é tóxico e não deve ser ingerido de maneira nenhuma! Caso contrário, pode causar danos como diminuição dos movimentos, confusão e perda de consciência.

Curtiu este post? Você já usou o óleo de melaleuca para ter algum desses benefícios? Deixa aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez − cinco =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support