Quais são os melhores e piores alimentos para consumir na TPM?

Quais são os melhores e piores alimentos para consumir na TPM?

A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, é o pesadelo da maioria das mulheres. Ela acontece por causa das alterações hormonais que o corpo feminino atravessa todos os meses, dias antes da menstruação descer.

Alguns dos sinais da TPM são o aparecimento de espinhas, dores nos seios, inchaço, mudanças de humor e ansiedade. Mas todos esses sintomas podem ser amenizados se você tiver uma alimentação adequada.

Aliás, da mesma maneira que comer bem contribui para aliviar os sinais da TPM, não se alimentar direito ajuda a piorar os sintomas!

Por isso, neste post mostramos quais os piores e os melhores alimentos para consumir na TPM. Vamos nessa?

Piores alimentos para consumir na TPM

Se você sofre com os indícios da TPM, precisa evitar alguns alimentos. Isso porque eles são capazes de piorar os sintomas, causando um rebuliço na sua vida.

Então, quando der vontade de comer essas coisas, pense bem se vale a pena. A seguir, descubra quais são os alimentos que você deve passar longe durante a TPM!

Café

A TPM é causada pelas alterações hormonais que afetam o sistema nervoso central. Portanto, a cafeína é uma vilã durante esse período. Afinal, ela estimula esse sistema.

Nesse sentido, o café pode ser responsável por piorar aquela irritabilidade e ansiedade que você costuma sentir na TPM, uma vez que ele aumenta a produção do hormônio do estresse.

Açúcar

Durante a TPM sempre dá aquela vontade de comer um docinho, né? Aliás, isso é completamente natural! Principalmente, porque o açúcar libera endorfina e serotonina, promovendo aquela sensação única de bem-estar.

Porém, ele também facilita a retenção de líquidos, que contribui para que os seios fiquem inchados e doloridos, além de deixar você com a sensação de inchaço no corpo. O ideal é optar pelos chocolates com 75% de cacau, pois têm menos açúcar.

Frituras

Alimentos gordurosos, como batatas fritas e hambúrgueres, precisam ser evitados se você não quiser que os sinais da sua TPM piorem. As frituras são inflamatórias e podem agravar vários sintomas.

As cólicas, espinhas, alterações de humor e dores podem aumentar. Portanto, quando pensar em comer alimentos gordurosos na TPM, lembre-se das possíveis consequências.

Melhores alimentos para consumir na TPM

Pronto! Agora que sabemos o que precisa ser evitado na TPM, vem a parte boa: o que comer para aliviar os sintomas?

Alguns alimentos podem ser grandes aliados durante o período pré-menstrual, até mesmo durante a menstruação. Conheça eles a seguir.

Banana

A banana é uma fruta rica em fibras e potássio. Ou seja, ela regula o intestino, ameniza os inchaços e ajuda a eliminar o sódio em excesso do organismo. Sendo assim, é uma incrível aliada durante o período pré-menstrual.

Isso porque o intestino pode ficar um pouco desregulado nesse tempo, provocando diarreia ou prisão de ventre. Além disso, sódio demais acaba levando à retenção de líquidos.

Peixes

Os peixes são alimentos ricos em ômega 3, uma gordura boa que é considerada anti-inflamatória. Ou seja, podem reduzir as dores, sejam elas de cabeça ou nos seios (por causa do inchaço).

Aliás, uma vez que os peixes diminuem inflamações, eles são ótimos para a questão das cólicas menstruais também! Portanto, inclua esse alimento na sua dieta, principalmente na TPM.

Vegetais verde-escuros

Vegetais como brócolis, rúcula, agrião, couve e alface, são bons aliados para evitar problemas na TPM. Ricos em ômega 3 e com função antioxidante, eles servem como anti-inflamatórios.

Isso significa que as dores e a pele prejudicada, por causa do período pré-menstrual, são amenizados com o consumo desses alimentos.

Enfim, a tensão pré-menstrual é complicada e incomoda bastante, mas se você evitar alguns alimentos e priorizar outros, a situação pode ser suavizada. Entretanto, além da alimentação, é preciso investir em hábitos saudáveis, como a prática de exercícios e beber bastante água.

Gostou deste conteúdo? Quais desses alimentos você consome na TPM? Deixa aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 4 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support