Queda capilar excessiva na quarentena? Descubra o que pode estar causando isso!

Ter uma queda razoável dos cabelos é completamente normal. Todos os dias, perdemos cerca de 150 fios. Isso porque existe um ciclo capilar, que vai desde o crescimento, seguido por uma pausa e, por fim, levando-os a cair.

A princípio, parece uma situação incomum. No entanto, o pânico é desnecessário nesse caso, uma vez que temos cerca de 90 mil fios no couro cabeludo. Então, a quantidade natural que cai é, de fato, mínima.

Entretanto, em tempos de COVID-19, as reclamações sobre uma intensificação da queda capilar têm se tornado constantes. Visto que estamos em um período de isolamento social, algumas circunstâncias podem influenciar para um aumento da perda dos cabelos.

Nesse sentido, é fundamental descobrir os motivos, a fim de tomar as medidas necessárias para tratar a queda capilar na quarentena e, acima de tudo, evitar que se repita. Acompanhe o post.

Por quê meu cabelo está caindo tanto na quarentena?

Diversos fatores podem causar uma queda excessiva dos cabelos. Desde a falta de nutrientes, até a maneira como você cuida das madeixas, são condições que ocasionam uma perda anormal dos fios.

Contudo, na quarentena, o principal motivo da queda capilar é o estresse. Más notícias, angústias, incertezas e o medo do futuro nos levam a ficar estressados e ansiosos, o que colabora para a perda anormal das madeixas.

Isso porque, o cortisol — conhecido como hormônio do estresse — quando continua sendo produzido em grandes quantidades no nosso organismo, acaba interferindo na saúde dos cabelos, levando ao enfraquecimento e, consequentemente, à queda.

Esse esgotamento mental causa, ainda, o aumento do apetite para comidas mais gostosas e menos saudáveis. Dessa forma, a alimentação desregula e ocorre uma deficiência de nutrientes e vitaminas importantes para os cabelos.

Além do mais, durante o isolamento, você pode ter reduzido os cuidados capilares. Ora, já que está sempre dentro de casa, provavelmente, não viu necessidade de manter os mesmos cuidados de antes, não é verdade? Portanto, talvez um dos motivos da perda excessiva dos seus fios seja esse.

Como posso resolver esse problema?

Uma vez que você entende a razão da queda capilar na quarentena, deve se dedicar para livrar-se dela. Vejamos, caso o motivo seja o estresse, comece tranquilizando a sua mente. Algumas atitudes podem ajudá-lo a desestressar:

  • praticar atividades físicas;
  • meditar;
  • dormir bem.

Ainda, é importante que evite passar muito tempo com as madeixas sujas, dado que a oleosidade excessiva também causa a perda dos fios. Além disso, não prenda os cabelos com muita força, isso danifica e quebra, levando à queda.

Essas ações vão ajudá-lo a interromper e resolver o seu problema capilar.

Quais cuidados devo tomar para evitar que se repita?

Apresentar uma queda capilar na quarentena, de maneira excessiva, pode afetar sua autoestima. Nesse sentido, em tempos de pandemia, cujo isolamento social é necessário, cuidar de si mesmo é importante para garantir o bem-estar, físico e mental.

Portanto, mais do que saber como interromper e solucionar a queda, é importante conhecer formas para evitar que aconteça novamente e prejudique o seu psicológico. Assim, é primordial que você siga algumas orientações. Acompanhe a seguir.

Tenha uma alimentação adequada

Dispor de refeições equilibradas é fundamental para garantir a saúde dos fios. Afinal, elas têm as vitaminas e nutrientes importantes para a manutenção da beleza dos seus cabelos.

Quando você tem uma alimentação desregulada, a deficiência dessas substâncias prejudica suas madeixas, sua pele, suas unhas, além de deixá-lo mais suscetível às doenças. E, na atual situação em que estamos vivendo, é imprescindível se alimentar corretamente para garantir, ainda, uma boa imunidade.

Mantenha a rotina de cuidados capilares

Não é porque você está sempre dentro de casa, no momento, que deve parar de cuidar dos seus cabelos. Pelo contrário, é imprescindível permanecer zelando pelas madeixas, a fim de evitar uma queda capilar. Portanto, nada de relaxar os cuidados, certo?

Aproveite o tempo livre da quarentena e tire um momento para cuidar de si. Lave os fios em dias alternados, isso vai ajudar no combate às inflamações no couro cabeludo. Além disso, tente seguir um cronograma capilar, ele pode auxiliar na luta contra a perda dos fios.

Cuide da sua saúde mental

Como dissemos anteriormente, o estresse é a principal causa da queda capilar na quarentena. Dessa maneira, para evitar que os fios voltem a cair, você precisa cuidar da sua saúde mental.

Então, além de desestressar, é imprescindível que você tenha controle sobre as notícias ruins que consome. Isso não quer dizer que deva parar de se manter informado, mas de que necessita ter um equilíbrio.

Afinal, absorver muitas informações negativas pode ser bastante nocivo para o psicológico, levando ao estresse e ansiedade que, consequentemente, ocasionam na queda dos cabelos.

Pronto! Agora que você tem, pelo menos, uma ideia dos motivos que levaram à perda dos seus cabelos, bem como os cuidados a serem tomados, fica muito mais fácil cuidar das madeixas, não é mesmo?

Para um diagnóstico mais preciso, consulte um dermatologista. Atualmente, eles estão realizando atendimentos online devido a pandemia e são os profissionais indicados para ajudá-lo a reconhecer os motivos da sua queda capilar na quarentena.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que estão passando pelo mesmo problema!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 + 7 =