Saúde feminina: confira 4 cuidados essenciais para melhorar a qualidade de vida

Ser mulher não é tarefa fácil. Ter que trabalhar, cuidar da casa e dos filhos, demanda esforços que, muitas vezes, esgotam o tempo para que cuidem si mesmas. Nesse sentido, a saúde acaba sendo escanteada e colocada em último plano.

Entretanto, é importante identificar hábitos e situações que estejam prejudicando a qualidade de vida. Afinal, com a saúde prejudicada você não conseguirá realizar as outras funções, não é verdade?

Dedicar um tempinho para si mesma é fundamental e isso reflete nas pessoas ao redor também. Por isso, neste post apresentamos 4 cuidados essenciais para colocar em prática, a fim de garantir a saúde feminina e melhorar a qualidade de vida. Acompanhe!

1. Se alimentar corretamente

Ter uma alimentação saudável é bastante significativo. Desde os primeiros dias de vida, por meio da amamentação, até a terceira idade, consumir alimentos nutritivos é imensamente benéfico para a saúde.

Isso porque, uma alimentação balanceada fortalece o corpo, reduzindo o risco de doenças, bem como garantindo o bem-estar. Portanto, nada de acompanhar dietas da moda, fazer jejuns seguindo dicas de influenciadores ou passar fome propositalmente, certo?

Se alimentar adequadamente é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida e preservar a saúde feminina. Esse autocuidado faz bem para o corpo, assim como para a mente e toda mulher precisa ter.

2. Cuidar da saúde mental

Infelizmente, ser mulher significa ser alvo de machismo e julgamentos constantes: criticam o que comem, como se comportam, a maneira que se vestem, a forma que trabalham, seus estilos de vida. Tudo é questão de crítica. Assim, receber tanta opinião não solicitada pode ser desgastante para a mente.

É muito comum se deparar com mulheres que sofrem de transtornos como depressão ou ansiedade, uma vez que muitas estão em situação de vulnerabilidade, sendo violentadas dentro de suas residências, cumprindo jornadas excessivas de trabalho ou sofrendo pressões da sociedade para alcançarem um padrão inalcançável.

Nesses casos, é importante receber acompanhamento psicológico, pois o profissional vai ajudar a lidar melhor com essas questões. No mais, é indispensável cuidar da saúde mental, praticando o amor-próprio e a autoconfiança.

Essas atitudes refletirão positivamente na vida da mulher, já que elas promovem o bem-estar físico e emocional, deixando a vida mais leve e tranquila. Sendo assim, trabalhe sua autoestima e aceitação, respeite-se, entenda seus limites, confie nas suas habilidades, não dê ouvidos às críticas negativas. O julgamento que você faz sobre si mesma é o único que interessa.

3. Praticar atividades físicas

Quando você se exercita, está dando adeus ao sedentarismo e isso colabora para que tenha uma melhora na sua qualidade de vida. Vejamos, praticar atividades físicas reduz os riscos de desenvolver diabetes, obesidade e hipertensão, previne problemas cardíacos e osteoporose e controla o açúcar no sangue.

Mas não para por aí! Os exercícios liberam adrenalina e morfina, responsáveis por garantir energia e bem-estar, permitindo que você tenha mais disposição para enfrentar o dia.

Aliás, os benefícios são incríveis para as mulheres, uma vez que, além de aumentar a autoestima, a atividade física ajuda a regular o ciclo menstrual, diminuir as cólicas, minimizar os efeitos da TPM, facilitar a gravidez, bem como aumentar a libido.

4. Ter boas noites de sono

Todo mundo gosta de dormir bem, mas poucos sabem as vantagens de uma noite bem dormida. Confira algumas, a seguir:

  • Reduz o estresse: enquanto dormimos, nosso corpo diminui a produção de hormônios que causam o estresse;

  • Controla o apetite: durante o sono, o corpo passa por uma regulação hormonal que controla o apetite. Uma noite mal dormida resulta no aumento da fome e desejo por comidas gordurosas;

  • Melhora o humor: quem dorme bem, normalmente, sente-se mais disposto e bem-humorado para encarar o restante do dia. Do contrário, você fica mais sonolento e ranzinza por causa do sono;

  • Faz bem para a pele: durante a noite, as células epiteliais se renovam e o corpo produz melatonina, que reduz as rugas de expressão e previne o envelhecimento.

Enfim, deu para perceber o quão importantes são esses cuidados para a saúde feminina, né? Por esse motivo, não deixe de tirar um tempo do seu dia para colocá-los em prática.

Trate a si mesma com carinho, dedique-se diariamente a zelar pelo seu corpo e mente, transforme essa ocasião em um momento agradável e em breve vai notar a mudança positiva na sua qualidade de vida.

Gostou do conteúdo deste post? Tem algum cuidado para acrescentar? Deixe seu comentário e contribua para a melhora na qualidade de vida de outras mulheres!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × três =