Seus cabelos estão quebradiços? Veja alguns hábitos que podem prejudicar a saúde capilar

Todo mundo sabe que os processos químicos não são nada saudáveis para os cabelos, não é verdade? No entanto, poucos têm conhecimento de que alguns costumes do nosso dia a dia também podem ser prejudiciais para os fios. Pois é! Uma atitude que consideramos inofensiva é capaz de danificar nossas madeixas.

Assim, desvendar quais são esses hábitos nocivos para a saúde capilar é muito importante para garantir cabelos bonitos, hidratados e saudáveis. Desde o ressecamento até a quebra dos fios, são consequências dessa falta de cuidados.

Por isso, neste post mostramos alguns hábitos prejudiciais que você deve eliminar da sua rotina de uma vez por todas, se quiser ter as madeixas hidratadas e sedosas. Descubra quais são!

Dormir com o cabelo molhado

Essa pode ser considerada uma prática inofensiva à primeira vista. No entanto, é péssima para os fios. Uma vez que você molha o cabelo e vai dormir, o seu couro cabeludo vira um ambiente úmido e quente, propício para a proliferação de fungos e bactérias — que aumentam a produção de sebo e acabam provocando caspa.

Além disso, o cabelo molhado é mais frágil, então o atrito com o travesseiro é maior, deixando-o ainda mais ressecado e quebradiço. Portanto, caso você só consiga tempo para lavar os fios à noite, é fundamental secar bem antes de dormir.

Uso excessivo de ferramentas de calor

Bem como tudo o que em excesso é prejudicial, abusar da chapinha, secador ou babyliss é um dos hábitos nocivos para a saúde capilar que mais comprometem as madeixas. Isso porque o calor danifica a estrutura dos fios, então quanto maior a temperatura, pior é para os cabelos.

Contudo, para muitas pessoas esses itens são indispensáveis. Dessa forma, algumas medidas são necessárias para que os danos aos fios sejam menores. Confira:

  • Sempre utilizar protetores térmicos: essa é a dica mais importante, pois preserva os fios do calor;

  • Nunca usar chapinha nos cabelos molhados: é fundamental que os fios estejam completamente secos, caso contrário a chapinha vai “fritar” suas madeixas e o estrago será imediato e muito grande;

  • Ajuste a temperatura: o calor excessivo é prejudicial para a saúde dos fios, então prefira a temperatura média e a potência alta.

Lavar os fios com água quente

Já percebeu quando você toma um banho quente, mesmo sem molhar os fios, os cabelos ficam mais elétricos só por causa do vapor? Isso costuma acontecer porque a temperatura alta abre as cutículas do cabelo. Portanto, a água quentinha pode ser boa para relaxar os músculos, mas desagradável para as madeixas.

A água com uma temperatura elevada, além de causar frizz, resseca as pontas, aumenta a oleosidade do couro cabeludo, dando um aspecto de sujo, desbota a cor dos cabelos tingidos e, para as cacheadas, ainda atrapalha a definição dos cachos.

Assim, o ideal é que você lave os fios com água gelada. Entretanto, caso tomar um banho frio seja difícil, por causa do clima ou de outros fatores, é recomendado lavar os cabelos com água morna — nunca quente demais — e finalizar a lavagem com água fria, pois ela fecha as cutículas, protegendo as madeixas.

Prender o cabelo molhado

Se dormir com o cabelo molhado é prejudicial, prender é ainda pior. É claro que, uma vez ou outra não danifica tanto, mas a partir do momento que isso vira um hábito, a saúde dos cabelos é comprometida.

Afinal, quando você prende os fios molhados, eles ficam mais enfraquecidos, o que pode levar à queda e ao surgimento de fungos, causando caspa e mau cheiro, dando a sensação de que o couro cabeludo está mofado.

Pentear os fios começando pela raiz

Começar a desembaraçar os cabelos pela raiz pode parecer certo, mas está longe disso. O ato de pentear de cima para baixo embola os fios, causando nós e, na tentativa de desfazê-los de uma só vez, os fios acabam se quebrando.

Desse modo, o correto é desembaraçar de baixo para cima, seguindo etapas: primeiro as pontas, depois o meio e, finalmente, a raiz. Isso facilita a escovação, uma vez que você desfaz os nós aos poucos.

Lembre-se também de aplicar um creme de cabelo ou leave-in antes de pentear as madeixas para facilitar o processo. Logo você perceberá que essa forma de desembaraçar os fios é muito mais prática.

Agora que você sabe quais são os hábitos nocivos para a saúde capilar, já pode começar a excluí-los da sua rotina. Colocando isso em ação, conseguirá ter um cabelo mais saudável e bonito com medidas simples. Basta ter dedicação e cautela que logo os resultados surgirão.

Além disso, você pode adicionar complementos à sua alimentação, como o Gummy Hair, por exemplo, que contém as vitaminas e nutrientes importantes para a saúde capilar, cuidando de dentro para fora. Dessa forma, a suplementação aliada aos cuidados deixará o seu cabelo incrível. Suas madeixas vão agradecer!

Gostou deste artigo? Então, compartilhe nas redes sociais! Assim, você colabora para que outras pessoas evitem esses hábitos nocivos e consigam ter cabelos mais saudáveis.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 5 =