Skincare: descubra como manter a pele bonita e saudável

Pele oleosa, poros abertos, ressecamento, cravos e espinhas são grandes motivos de reclamações no que diz respeito à pele do rosto. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que esses aspectos são, normalmente, agravados por fatores corriqueiros. Desde a poeira, poluição e maquiagem, até o sol, são agentes que prejudicam ainda mais a cútis.

Nesse sentido, é importante adquirir uma rotina de cuidados com a pele, a fim de amenizar esses problemas. Conhecido como skincare, esse hábito influencia bastante na saúde da cútis. Acompanhe este artigo e descubra mais sobre essa prática.

O que é skincare?

Em inglês, “skin” significa “pele”, enquanto “care”, quer dizer “cuidado”. Portanto, o skincare nada mais é, do que a forma com que você zela pela sua cútis. Na prática, é um conjunto de cuidados que você precisa inserir na rotina, a fim de ter uma pele, além de bonita, mais saudável.

Algumas pessoas começam a fazer o skincare apenas quando percebem sinais como rugas e flacidez. No entanto, esse hábito precisa ser realizado desde a adolescência, para garantir que a pele esteja sempre bem cuidada e prevenir esses indícios. Além disso, quanto mais cedo se iniciam esses cuidados, mais fácil será para transformar isso em um costume.

Assim, diante dos variados tipos de pele — normal, oleosa, seca ou mista —, o skincare surge para cuidar delas da maneira adequada, uma vez que cada uma requer uma atenção diferente.

Como colocar em prática?

Ter uma rotina de cuidados com a pele não é tão difícil, mas exige disciplina e um pouco de paciência, afinal o skincare não pode — nem deve — parar. Portanto, antes de iniciar o ritual, é necessário identificar qual o seu tipo de pele. Dessa forma, você se certifica de que os produtos utilizados não vão piorar o estado do seu rosto. Logo, esse passo é imprescindível.

Cada cuidado demanda um período para ser realizado, dado que alguns são mais intensos e, caso sejam feitos com uma frequência maior, podem machucar a pele. Embora isso seja necessário, não é nenhum bicho de sete cabeças. Confira, a seguir, de quanto em quanto tempo você deve praticá-los e quais são eles.

Diariamente

Menos agressivos, esse conjunto de cuidados deve ser colocado em prática todos os dias. São eles:

  • Lavar o rosto: com um sabonete recomendado para o seu tipo de pele, lave o rosto duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir. Apesar de parecer pouco, é suficiente. De início pode parecer estranho, mas lavar em excesso acaba provocando um efeito rebote: a pele vai ficar extremamente oleosa. Ter equilíbrio é essencial;
  • Usar hidratante facial: todas as peles precisam de hidratação, até mesmo as oleosas! Assim, após a limpeza com o sabonete, use cremes faciais indicados para o seu tipo de pele. O produto certo vai ajudar no controle da oleosidade ao longo do dia;
  • Abusar do protetor solar: esse item não pode faltar de jeito nenhum. Não importa se está nublado ou se você está o dia inteiro dentro de casa: use protetor! Ele preserva a pele, protegendo dos raios ultravioleta, o que evita manchas e rugas.

Semanalmente

Um pouco mais intensos, a execução desses é recomendada uma vez por semana, veja:

  • Esfoliações: são responsáveis por realizar uma limpeza mais aprofundada, já que retira a camada mais superficial da pele, promovendo uma renovação celular. Contudo, precisa ser feita com delicadeza. Nada de esfregar o rosto de qualquer jeito, esse atrito pode machucar e prejudicar ainda mais a cútis! Por isso, esfolie devagar, sem usar a força, fazendo movimentos circulares para ativar a circulação;
  • Máscaras: nesse caso, você pode utilizar argila, por exemplo. Ela é natural e existe uma variedade de cores no mercado, em que cada uma atende a uma necessidade da pele. Vejamos, a argila verde ajuda no controle da oleosidade, a marrom na redução de inflamações, a roxa para tratamentos de flacidez, a branca é uma excelente aliada no quesito clareador de machas.

É importante utilizar um creme facial após esses procedimentos, porque além de hidratar, ele vai acalmar a pele fragilizada pelos processos. Por esse motivo, eles não devem ser realizados diariamente.

Mensalmente

Embora as higienes diárias e semanais sejam bastante significativas, a limpeza profunda é imprescindível para uma rotina de cuidados com a pele impecável. Isso porque o esteticista, profissional responsável por essa parte, usa produtos e técnicas que promovem um resultado impossível de alcançar com uma limpeza em casa.

A cútis fica suficientemente limpa para que o skincare caseiro tenha ainda mais efeito, já que a pele vai estar bem limpinha e os produtos serão absorvidos com eficácia no seu rosto. Alguns dos procedimentos que você pode fazer nas clínicas de estética são:

  • remoção de cravos;
  • peeling de diamante;
  • peeling químico etc.

Quais outros cuidados fundamentais?

Os cuidados precisam acontecer de dentro para fora. Afinal, de nada adianta toda essa rotina de skincare se você não se alimenta nem se hidrata corretamente. Então, outros dois esforços importantes para que a pele fique realmente bonita e saudável são: ter uma alimentação equilibrada e beber bastante água.

Isso porque, alimentos como verduras e legumes apresentam nutrientes importantes para a manutenção da saúde da cútis, como as vitaminas A, C e E, que ajudam no combate ao envelhecimento e promovem a renovação das células. Bem como a água, que hidrata o organismo e provoca efeitos positivos na pele, nas unhas e nos cabelos.

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre skincare, não espere muito para começar sua rotina de cuidados com a pele! Em pouco tempo, você vai perceber os benefícios na sua cútis e, depois disso, nunca mais vai querer largar esse hábito.

E você, como cuida da sua pele? Tem mais alguma dica de skincare? Deixe seu comentário!

One comment on “Skincare: descubra como manter a pele bonita e saudável

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − dezoito =