Skincare: descubra o melhor tipo de argila para a sua pele

Skincare: descubra o melhor tipo de argila para a sua pele

Quem está antenada nas tendências de skincare já deve, pelo menos, ter escutado alguém comentar sobre o uso da argila nesse processo. É que esse elemento é responsável por colaborar de maneira positiva com a saúde da pele do rosto.

Isso porque a argila apresenta componentes que esfoliam, clareiam manchas, reduzem os poros e atuam contra o aparecimento de acnes. Esse procedimento estético, conhecido também como argiloterapia, traz em sua composição minerais capazes de melhorar a circulação sanguínea e limpar a pele de forma mais aprofundada.

Contudo, para cada pele, há um tipo de argila que é mais recomendado. Elas são divididas em cores e têm funções específicas, que atuam de maneira diferenciada em cada pessoa. Por esse motivo, é importante conhecer a ação de cada uma delas, a fim de escolher a melhor para o seu skincare.

Portanto, se você quer acrescentar esse tratamento estético na sua rotina de skincare, está no lugar certo! Acompanhe este post para descobrir qual o melhor tipo de argila para a pele do seu rosto e complementar os seus cuidados.

Entenda sobre os tipos de argila para a pele

As argilas são minerais extraídos de rochas. Por isso, são componentes considerados naturais, cujas propriedades são incríveis para a saúde da derme. Existem vários tipos e cada um deles apresenta uma particularidade que beneficia determinadas peles. Entenda sobre as mais conhecidas a seguir.

  • Argila verde

Rica em cálcio, silício, alumínio, zinco e potássio, tem um poder adstringente incrível, sendo indicada para peles oleosas e acneicas. A argila verde tem efeito bactericida, esfoliante, secativo e cicatrizante, ou seja, tudo de bom!

Ela remove a oleosidade da pele e reduz os poros, uma vez que trabalha para regular as glândulas sebáceas. Nesse sentido, se você sofre com o aparecimento de cravos e espinhas, essa argila é uma alternativa interessante, já que ela ajuda a secar e previne que o problema volte a acontecer.

  • Argila vermelha

Esse mineral é uma opção que pode ser acrescentada na rotina de skincare das pessoas que têm a pele mais sensível. Por esse motivo, ela não apresenta contraindicações, então pode ser usada por todo mundo.

Rica em cobre e óxido de ferro, a argila vermelha absorve a oleosidade, além de atuar hidratando e renovando as células. Assim, ela é responsável por combater o envelhecimento, deixando a pele do rosto mais consistente.

  • Argila branca

Bem como a vermelha, a argila branca também é indicada para peles mais sensíveis, além de desidratadas. Rica em alumínio e com um pH parecido com o da pele, é o mineral perfeito para absorver a oleosidade do rosto sem provocar ressecamento.

E mais: ela tem propriedades clareadoras também! Então, se você está em busca de uma argila que ajude a clarear manchas, a branca é uma boa pedida. Aliás, outro benefício desse mineral é a função cicatrizante e calmante. Logo, ela colabora na diminuição de inflamações.

  • Argila preta

Dentre os tipos de argila para a pele do rosto, a preta é a mais recomendada para a desintoxicação. Encontrada também na forma de lama vulcânica, a argila tem propriedades anti-inflamatórias, uma vez que é rica em alumínio e silício, sendo considerada a mais nobre de todas.

Junto com a argila verde, a preta é bastante utilizada por quem tem a pele oleosa. Isso se deve ao seu efeito regenerador e adstringente. Sendo assim, é uma alternativa interessante para quem sofre com a pele acneica.

Saiba como usar a argila da melhor forma

Antes de aplicar a argila, alguns cuidados são necessários. Desde a forma como você cuida da pele, até a maneira como prepara o tratamento, influenciam nos resultados. Por esse motivo, é preciso saber como usar os minerais da melhor forma. Veja:

  • primeiro, lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele;
  • depois, coloque uma colher pequena de argila em um recipiente;
  • em seguida, adicione água mineral, soro fisiológico, água micelar ou chá de camomila;
  • mexa até virar uma pasta;
  • então, aplique no rosto com ajuda de um pincel;
  • deixe agir de 15 a 20 minutos;
  • depois, tire com água fria ou gelada, fazendo movimentos circulares levemente;
  • por fim, passe um hidratante facial adequado para o seu tipo de pele.

Essas são indicações básicas de como utilizar a argila corretamente. Vale ressaltar que você não deve usar recipientes metálicos! Opte por uma colher e pote de plástico. Além disso, para potencializar os efeitos, você pode colocar água mineral, chá de camomila, água micelar ou soro fisiológico em um vidrinho com spray.

Assim, quando perceber que a argila está seca e repuxando, antes mesmo dos 20 minutos, você borrifa o líquido no seu rosto. Dessa maneira, o efeito do mineral será garantido.

Conheça outras utilidades do elemento

Embora a argila seja muito conhecida por seu uso no skincare, essa não é a sua única utilidade. Isso porque o elemento é um ótimo aliado no que diz respeito aos cuidados com os cabelos também!

Por isso, muitas pessoas utilizam a argila no couro cabeludo, porque ela promove uma esfoliação e desintoxicação, eliminando a oleosidade dos fios e atuando diretamente no crescimento, uma vez que estimula a circulação sanguínea.

Percebeu a importância desses minerais? Basta conhecer o tipo de argila para a pele que será mais benéfico para o seu rosto e adicionar esse cuidado ao seu skincare! Por serem elementos totalmente naturais, não existem contraindicações — a não ser, é claro, que você esteja com feridas abertas, por exemplo.

Gostou deste post? Qual dessas argilas você já incluiu no seu skincare? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove + 16 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support