Unhas quebradiças? Saiba o que pode estar causando isso!

Unhas quebradiças? Saiba o que pode estar causando isso!

Você percebeu que as suas unhas estão mais fracas, descamando e quebrando com frequência, além de muito finas? Saiba que isso pode estar relacionado à deficiência de vitaminas na sua dieta!

Alguns nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, bem como da manutenção das estruturas dos cabelos e unhas. Além disso, fatores como o uso de esmaltes também podem influenciar nesse estrago.
Por esse motivo, é preciso entender quais as principais causas das unhas quebradiças e de quais formas esse problema pode ser remediado. Assim, se você está passando por esse sufoco, acompanhe este post e descubra mais informações.

Por que minha unha está quebradiça?

As unhas fracas e quebradiças, geralmente, são resultado de vários fatores combinados. Tanto as circunstâncias internas, como as externas, são capazes de interferir na saúde delas. Confira algumas causas comuns:

Externas: uso de produtos de limpeza, acetona, muito tempo com esmalte, pancadas;

Internas: anemia, doenças da tireoide, deficiência de cálcio no organismo etc.

Dentre todos esses motivos, o mais corriqueiro e que precisa ser explorado é a falta de vitaminas. Vejamos o porquê, a seguir.

Por qual razão as vitaminas são tão importantes?

As vitaminas são fundamentais pelo simples fato de colaborarem para o bom funcionamento do organismo, consequentemente, possibilitando o fortalecimento das unhas.

Contudo, algumas delas têm uma relevância ainda maior para quem está com problemas de unhas quebradiças, pois são as principais responsáveis por garantir a saúde das unhas e cabelos. São elas:

Vitamina D: fundamental para absorção do cálcio, ela é encarregada do desenvolvimento dos nossos dentes, ossos e unhas desde bebês. Assim, sem essa vitamina, o organismo impulsiona o cálcio para outros lugares do corpo, fazendo com que as unhas saiam em desvantagem. Por isso, é o nutriente mais importante na luta contra o enfraquecimento delas;

Biotina: também conhecida como vitamina B7, é ela que colabora na produção de queratina, uma proteína indispensável para os cabelos e unhas, uma vez que é a responsável por mantê-los fortes e saudáveis. No entanto, nosso corpo não acumula esse nutriente e ele sai na urina, pois dissolve na água — sendo assim, precisa ser renovada todos os dias;

Vitaminas do complexo B: outros nutrientes dessa família tão importante para nossas unhas, as vitaminas B2 e B12, por exemplo, são essenciais por estarem relacionadas à produção de glóbulos vermelhos. Portanto, a deficiência delas pode provocar a anemia e, consequentemente, enfraquecer as unhas.

Como posso cuidar das minhas unhas?

Você pode começar o exercício de fortalecimento das suas unhas a partir de atitudes cotidianas, como utilizar luvas ao lavar louças e usar materiais abrasivos, por exemplo. Além disso, substituir a acetona por removedor de esmaltes e evitar roer as unhas já é um passo interessante.

Apesar da unha não ter nariz, é conveniente deixar que ela “respire”, ou seja, permitir que ela fique, pelo menos, alguns dias sem esmalte, a fim de garantir que seja mais saudável.

Ademais, quando o problema for de dentro para fora, a sugestão é tomar suplementos vitamínicos que tenham os nutrientes mais importantes em sua composição, como as vitaminas D e B, permitindo, dessa forma, o desenvolvimento dos cabelos e unhas com o máximo de saúde possível.

Você pode, também, acrescentar alimentos como nozes, ovos, peixes ou frango, que são ricos em vitaminas importantes, promovendo a manutenção da boa saúde da unha.

Pronto! Agora que você sabe os motivos das suas unhas quebradiças, já pode começar a agir para remediar esse problema e garantir a saúde delas. Mas não esqueça: se, mesmo assim, o enfraquecimento persistir, consulte um dermatologista ou nutricionista, para que avaliem por meio de exames e descubram a causa.

E aí, gostou deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe todo mundo informado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 4 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support