Você sabe cuidar dos seus cachos? Confira dicas para mantê-los impecáveis e saudáveis!

Embora os cuidados capilares pareçam ter uma fórmula única, não é bem assim que funciona. Afinal, existem vários tipos de cabelo e cada um precisa de atenção específica para que sejam considerados fios saudáveis.

Quem tem cabelos cacheados, por exemplo, costuma reclamar bastante do ressecamento dos fios, bem como do frizz. Isso ocorre porque o formato dos cachos prejudica as pontas. Vejamos: eles apresentam uma forma de espiral e essa configuração impede que os óleos naturais das madeixas, que começam na raiz, alcancem as pontas.

Conhecer as maneiras corretas para cuidar dos cabelos cacheados e garantir que eles fiquem saudáveis, hidratados e com brilho é essencial até mesmo para a autoestima. Por esse motivo, neste post mostramos algumas dicas para você arrasar e ter as madeixas bonitas! Acompanhe.

Usar pentes de madeira

O pente de madeira é uma escolha incrível para quem tem cabelos cacheados! Isso porque ele não quebra os fios, desembaraça mais rápido, mantém o formato dos seus cachos e, ainda, elimina o frizz, pois a madeira remove a estática das madeixas.

Contudo, algumas pessoas ainda preferem utilizar os próprios dedos na hora de desembaraçar. Portanto, cabe a você decidir. Ambas as alternativas são interessantes para os seus cachos e vão colaborar para que eles permaneçam intactos.

Não secar o cabelo com a toalha

Isso mesmo que você leu: não seque os fios com a toalha! Elas são produzidas com um tecido que suga demais a água dos cabelos, o que deixa as madeixas mais elétricas, além de embaraçar e prejudicar os cachos.

Por isso, prefira secar o cabelo com uma camiseta de algodão, por exemplo. Dessa maneira, a água não é completamente absorvida dos fios, fazendo com que eles fiquem menos bagunçados e, principalmente, sem frizz.

Pentear de baixo para cima

Sempre comece a pentear os cabelos pelas pontas. Nunca pela raiz, porque essa ação costuma embaraçar ainda mais e quebrar os fios. Assim, o ideal é iniciar pelas pontas, seguindo para o comprimento e, enfim, a raiz, para ir eliminando os nós aos poucos.

Aliás, vale ressaltar que tudo deve ser feito sem agressividade, bem devagar, para garantir que os cabelos permaneçam intactos. Se você penteia de forma brusca, acaba quebrando os fios e aumentando os nós.

Não pentear os fios secos

De maneira alguma penteie os cabelos cacheados secos! Essa atitude é péssima para a saúde dos fios, uma vez que deforma os cachos, deixa as madeixas com muito frizz e ainda pode danificar os fios.

Portanto, em vez de fazer isso, com os cabelos molhados, passe bastante creme de pentear, um ativador de cachos e use o seu pente de madeira para desembaraçar os fios. Inclusive, você pode deixar um pouco de condicionador nas madeixas também, sabia?

Dado que cabelos cacheados são, normalmente, mais ressecados, deixar um pouquinho de condicionador, pelo menos nas pontas, depois da lavagem não é má ideia. Mas é só um pouco, ok? Sem exageros!

Fazer cronograma capilar

De todas as dicas, essa é uma das mais importantes para quem pretende cuidar dos cabelos cacheados. O cronograma capilar consiste em uma rotina de cuidados com as madeixas que engloba hidratação, nutrição e reconstrução.

Além disso, cada cabelo precisa ter a sua própria rotina, pois apresentam necessidades diferentes. No caso das cacheadas, a maior deficiência é a oleosidade. Por esse motivo, a nutrição é a etapa queridinha, já que o cabelo costuma ficar menos ressecado por causa dela.

Contudo, todas as fases são importantes. Basta que você adapte os cuidados para as atuais carências das suas madeixas. Isto é, quando estiver muito ressecado, faça uma nutrição.

A cada 15 dias, faça uma reconstrução — ela é responsável por deixar os fios mais encorpados. De vez em quando, faça uma hidratação para repor a água dos cabelos. E, dessa forma, você consegue fazer um cronograma baseado no que as suas madeixas precisam.

Todavia, embora pareça complexo, cuidar dos cabelos cacheados não é tão difícil. É claro, requer mais atenção com os produtos utilizados e até a forma como são penteados, mas nada que seja impossível de colocar em prática.

Com dedicação, é possível ter cachos lindos, saudáveis, brilhosos, com vida e sem frizz. Coloque essas dicas em ação e veja a mágica acontecer!

E aí, gostou deste post? Quais cuidados você tem com os seus cachos? Compartilhe conosco aqui nos comentários!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − oito =